Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida OO] Objeto Email, Nome, Senha?

Olá pessoal, estou com uma dúvida aqui. É o seguinte, estou criando um projeto básico em java, tenho uma classe Usuario que contém atributos como nome, senha, email, etc... A minha dúvida é o seguinte, eu quero fazer uma validação usando regex em cada um desses. Eu tinha feito uma classe contendo um método estático que recebia como parâmetros uma String e uma constante de um Enum (EMAIL, NOME, SENHA...) que o toString() de cada um deles retornava o regex para a validação(uma gambi de leves). Bem, a melhor forma de se fazer isso seria criando uma classe Nome, Email e Senha, cada uma responsável por fazer suas próprias validações?

2 respostas
solução!

Criar a classe Nome,Email etc é bem arrojado.. Talvez vc tivesse uma explosão de classes... Mas este estilo de criação de classes é até um pattern, chamado de Tiny Types.

Outro jeito é vc criar um método valida na classe Pessoa e fazer as validações lá dentro :). Acho que, inicialmente, é o melhor caminho.

É, eu tinha feito essas validações também dentro da própria classe Usuario, só que vi que eu iria usar algumas delas em outras classes, e iria ficar muito código repetido, por isso decidi criar uma classe responsável por fazer essa validação com um método estático.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software