Oi, Vitor! Tudo bem?
A Ontologia, de fato, se refere à forma como certas informações, sejam elas textos, ícones ou efeitos sonoros, ganham significados específicos dentro de um contexto particular. E você está correto quando mencionou que a "janela" em uma interface de computador tem um significado diferente do que em uma estrutura de casa.
Quanto à sua pergunta sobre Branding e ID visual serem Ontologias, a resposta é que eles podem conter elementos de ontologia. Por exemplo, o logotipo de uma marca (parte da ID visual) pode ter um significado específico que é reconhecido pelas pessoas usuárias dessa marca. Da mesma forma, certos aspectos do branding de uma empresa, como seu slogan ou jingle, podem ter significados específicos dentro do contexto daquela marca.
No entanto, é importante notar que Ontologia, Branding e ID visual são conceitos diferentes que se sobrepõem em algumas áreas, ok? A Ontologia se preocupa com o significado das coisas em um contexto específico, enquanto o Branding se refere à imagem global e à identidade que uma empresa apresenta ao mundo. A ID visual, por sua vez, é um elemento do branding que se refere aos aspectos visuais da marca de uma empresa, como logotipo, cores e tipografia.
Espero ter ajudado e qualquer dúvida ou pergunta estou aqui!
Até mais!
Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!