Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Ontologia

Durante a aula nos é explicado o termo Ontologia e alguns do exemplos são : textos, ícones e até mesmo efeitos sonoros específicos.

Fiquei refletindo sobre isso, então a Ontologia é toda informação que dentro de um contexto (marca, produto, interface) possui um significado próprio, mesmo que a informação em questão tenha um outro significado prévio, mas no contexto ela ganha outra dimensão, é isso?

Exemplo : Janela é uma parte da estrutura de uma casa, mas quando falamos em janela na interface de um computador ela ganha outro significado.

Faz sentido?

Daí me pergunto: Branding, ID visual tudo isso são Ontologias também?

1 resposta
solução!

Oi, Vitor! Tudo bem?

A Ontologia, de fato, se refere à forma como certas informações, sejam elas textos, ícones ou efeitos sonoros, ganham significados específicos dentro de um contexto particular. E você está correto quando mencionou que a "janela" em uma interface de computador tem um significado diferente do que em uma estrutura de casa.

Quanto à sua pergunta sobre Branding e ID visual serem Ontologias, a resposta é que eles podem conter elementos de ontologia. Por exemplo, o logotipo de uma marca (parte da ID visual) pode ter um significado específico que é reconhecido pelas pessoas usuárias dessa marca. Da mesma forma, certos aspectos do branding de uma empresa, como seu slogan ou jingle, podem ter significados específicos dentro do contexto daquela marca.

No entanto, é importante notar que Ontologia, Branding e ID visual são conceitos diferentes que se sobrepõem em algumas áreas, ok? A Ontologia se preocupa com o significado das coisas em um contexto específico, enquanto o Branding se refere à imagem global e à identidade que uma empresa apresenta ao mundo. A ID visual, por sua vez, é um elemento do branding que se refere aos aspectos visuais da marca de uma empresa, como logotipo, cores e tipografia.

Espero ter ajudado e qualquer dúvida ou pergunta estou aqui!

Até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!