8
respostas

[Dúvida] Onde começar???

eu estou fazendo o curso, " lógica da programação iniciante ", tenho mt facilidade com tecnologia, minha meta era estudar, python, SQL e java script, no lógica da programação já fiz o basico de java, queria depois que passar dele, fazer SQL, mas não sei por onde começar com o SQL, e nem se deveria começar por ele, me interesso mt por ele nesse caso.

8 respostas

Bom dia Lucas,

Eu começaria pela formação de MySQL pela popularidade do MySQL mesmo. https://cursos.alura.com.br/formacao-oracle-mysql

Se o seu foco é data science eu tentaria na sequência a formação Python para Data Science. https://cursos.alura.com.br/formacao-python-data-science

Então, eu tenho pensado a semanas o que fazer, acabei até mesmo demorando pra terminar o curso de Iniciante em programação por desanimo de não saber o que fazer depois, tá sendo dificil achar o que quero fazer nessa área, eu queria saber se tem algo que possa me direcionar para saber o que seguir, eu ficaria eternamente grato se conseguir me ajudar <3

Bom depende do seu objetivo. O que você pensa em fazer com programação? Você quer arrumar um emprego ou quer construir algo seu? Ou já tem um emprego e quer se aperfeiçoar no que gosta? Se estiver aprendendo para ganhar conhecimento, uma possibilidade é pensar o que você pode construir de legal para se ajudar ou ajudar outras pessoas. Aí pode ser um site, um programa que use aprendizagem de máquina, um jogo e etc. Em resumo, me diga o que você se vê fazendo com programação em geral que posso tentar te direcionar.

Então, eu queria trabalhar na área, tem um bom salario, no momento tô desempregado mas moro com meus pais e me deram a oportunidade de me deixarem por aqui e estudar até conseguir um emprego na área do meu estudo, e pensei em juntar o útil ao agradável, trabalhar de algo que eu amo, e ganhar bem, hoje em dia um salario mínimo de 1200 não paga nada.... mas tb tenho noção de não vou começar ganhando milhares de reais hahaha, mas não sei qual área do mercado tá boa pra pegar gente com pouca ou quase nenhuma experiência.

Entendo. A área de engenharia de dados está em alta. Focar em conhecimento sobre banco de dados é um bom começo. Em breve vamos começar a lançar mais formações voltadas para essa área. Você pode seguir esse plano de estudos por enquanto https://cursos.alura.com.br/data-engineer-sthefanie-premebida-1620312742476-p153554. Mas para todas as áreas é um desafio conseguir uma primeira oportunidade. O ideal é ir construindo um portfólio de projetos que desenvolver enquanto acompanhar os cursos da Alura. Também é bom ir conhecendo mais pessoas e se candidatando as vagas aos poucos. O discord da Alura é um ambiente legal para interação com outras pessoas que estão seguindo o mesmo caminho.

Para conseguir um emprego na área uns dos passos mais importantes é colocar tudo que eu fizer no GitHub e o no LinkendIn?

Normalmente as empresas pedem que você tenha um portfólio de projetos que você construiu. Não precisam ser só os projetos que fez na Alura. É legal também compartilhar as conquistas e certiicados que está obtendo aos poucos no Linkedin.

Poxa, saquei, então as o que a empresas mais se importam são com o portfolio?

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software