será que sou o único que nunca havia usado o intellij antes e estou tendo dificuldades,atualmente estou no início do back, Java: criando a sua primeira aplicação,sinceramente gente estou perdido, alguém me ajude......
será que sou o único que nunca havia usado o intellij antes e estou tendo dificuldades,atualmente estou no início do back, Java: criando a sua primeira aplicação,sinceramente gente estou perdido, alguém me ajude......
Oi Fred! Tudo certo?
É perfeitamente normal você está se sentindo um pouco perdido com o IntelliJ, especialmente se é a primeira vez que está utilizando essa IDE. Não se preocupe, é normal ter dificuldades no início, mas com um pouco de prática, você vai se acostumar.
Aqui estão algumas dicas que podem te ajudar:
Instalação e Configuração: Certifique-se de que o IntelliJ está corretamente instalado e configurado no seu sistema. Se você estiver usando Windows, Linux ou Mac, siga as instruções específicas para o seu sistema operacional. No Windows, por exemplo, é importante adicionar o IntelliJ ao PATH durante a instalação para facilitar o acesso.
Explorando a Interface: Ao abrir o IntelliJ pela primeira vez, você verá uma tela inicial que pode parecer um pouco intimidadora, mas é só uma questão de se familiarizar. Tente explorar as abas e menus principais. Você encontrará a maioria das opções que precisa no menu superior e na barra lateral.
Criando um Novo Projeto: Para começar um novo projeto, vá em "File" > "New" > "Project". Escolha "Java" e siga as instruções para configurar o SDK (Software Development Kit). Você pode usar o JDK 17, que é recomendado no curso.
Executando um Programa Simples: Tente criar um programa Java simples, como um "Hello, World!". Isso pode ajudar a entender como compilar e executar código no IntelliJ. Crie um novo arquivo Java, escreva o código e clique no ícone de "play" para rodar o programa.
Utilizando Recursos de Ajuda: O IntelliJ possui uma documentação robusta e muitos tutoriais online que podem ser muito úteis. Além disso, a comunidade de usuários é bastante ativa, então não hesite em buscar ajuda em fóruns e grupos de discussão.
Por fim, recomendo a leitura do artigo que deixarei abaixo. Ele conta com algumas dicas que você pode usar no dia a dia:
Espero que essas dicas te ajudem a se sentir mais confortável com o IntelliJ. Lembre-se de que a prática leva à perfeição, então continue explorando e experimentando.