Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Ocultar

Bom dia professor, eu queria saber se teria como apagar "server=localhost;database=usuariodb;user=root;password=root" do arquivo appsettings.json, pois tentei aqui mas sem sucesso, mesmo aplicando o secrets e "var connectionString = builder.Configuration.GetConnectionString("UsuarioConnection");".

OBS: Meu intuito é ocultar esses dados sensiveis para que ninguém possa ver no github!

2 respostas
solução!

Olá, José! Entendo sua preocupação em manter os dados sensíveis protegidos. Você está no caminho certo ao tentar usar o secrets.json para ocultar as informações de conexão ao banco de dados.

Se você seguiu os passos da aula corretamente, os dados de conexão já devem estar no arquivo secrets.json e não precisam mais estar no appsettings.json.

O que você precisa fazer é remover a linha referente à conexão do banco de dados no arquivo appsettings.json. A linha a ser removida seria algo como:

"ConnectionStrings": {
    "UsuarioConnection": "server=localhost;database=usuariodb;user=root;password=root"
}

Depois de remover essa linha, o método GetConnectionString("UsuarioConnection") ainda funcionará, pois ele busca a string de conexão tanto no appsettings.json quanto no secrets.json. Como você já moveu a string de conexão para o secrets.json, ele encontrará a string de conexão lá.

Lembre-se de que o arquivo secrets.json não é rastreado pelo Git, portanto, as informações sensíveis nele contidas não serão enviadas para o GitHub quando você enviar seu código.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Funcionou !! Eu já havia feito conforme você disse, porém meu erro foi mencionar o local da seguinte forma, GetConnectionString("ConnectionStrings:UsuarioConnection"), como foi salvo no secrets. Apliquei da forma como você disse e funcionou, muito obrigado Matheus!!!