Pela milionésima vez estou tentando novamente, sempre começo algo e paro.
Gostaria de saber estou no caminho certo ou se preciso detalhar os objetivos ou metas?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Pela milionésima vez estou tentando novamente, sempre começo algo e paro.
Gostaria de saber estou no caminho certo ou se preciso detalhar os objetivos ou metas?
Olá, Alexandre! Tudo bem?
Parabéns pela tentativa!
Mesmo que não seja a primeira vez, o importante é continuarmos tentando se os objetivos fazem mesmo sentido pra gente.
Vamos lá:
É muito importante que você tenha esses objetivos detalhados em um lugar que possa possa visualizar facilmente, como você já fez. Olhar para os objetivos nos faz lembrar deles e conferir se naquele dia já conseguimos colocá-los em prática.
Caso ainda não tenha chegado no conteúdo de Meta SMART, eu recomendo; essa é uma boa técnica para detalharmos nossas metas.
No caso de aprender inglês, por exemplo, você pode estabelecer qual nível quer chegar em determinado tempo:
Perceba que na meta acima, além de estabelecer um prazo, é possível visualizar como mensurar se já cheguei a ela.
Espero ter contribuído com a sua dúvida. Bons estudos!
Oi Alê, penso o mesmo que você, o que muitas vezes nos pesa o acompanhamento / progresso que fazemos em relação as nossas metas e também não se encher de coisas pra fazer. Normalmente eu uso o GTD para essa organização, nem tudo deve ser tratado como urgente. A gente as vezes quer abraçar o mundo com aquele senso de urgência batendo, do tipo, " ah preciso aprender, inglê, espanhol, nada, ler 50 livros no ano, etc" além das nossas obrigação diária com tantas outras coisas. O que tenho feito quando entro nessa vibe? paro e respiro fundo e anoto tudo que vem a mente que eu quero fazer, no estilo to do list mesmo, pra tirar tudo da cabeça ai depois eu vou delimitando, quero mesmo isso? pq é importante. vou delegando as coisas, tem coisas que so vou aprender daqui a um ano, assim da pra avaliar o que é prioridade sem deixar de fazer o que tem que fazer e o que se gosta de fazer. Por exemplo: uma vez no mês ir a praia ou lugar que se gosta. EU fiz uma lista de 100 coisas pra fazer antes de morrer, e toda vez que quero inspiração eu vejo la, o que farei hj? Eu trabalho muito durante a semana e muitas vezes só me sobra o domingo e ai que aproveito para descansar melhor e fazer essas coisas que me deixam mais feliz.
Se pergunte, o que é prioridade nesse momento, faça sua lista, retire o que não agrega, é um processo e eu confio que vc vai conseguir :)