Pela milionésima vez estou tentando novamente, sempre começo algo e paro.
Gostaria de saber estou no caminho certo ou se preciso detalhar os objetivos ou metas?
Pela milionésima vez estou tentando novamente, sempre começo algo e paro.
Gostaria de saber estou no caminho certo ou se preciso detalhar os objetivos ou metas?
Olá, Alexandre! Tudo bem?
Parabéns pela tentativa!
Mesmo que não seja a primeira vez, o importante é continuarmos tentando se os objetivos fazem mesmo sentido pra gente.
Vamos lá:
É muito importante que você tenha esses objetivos detalhados em um lugar que possa possa visualizar facilmente, como você já fez. Olhar para os objetivos nos faz lembrar deles e conferir se naquele dia já conseguimos colocá-los em prática.
Caso ainda não tenha chegado no conteúdo de Meta SMART, eu recomendo; essa é uma boa técnica para detalharmos nossas metas.
No caso de aprender inglês, por exemplo, você pode estabelecer qual nível quer chegar em determinado tempo:
Perceba que na meta acima, além de estabelecer um prazo, é possível visualizar como mensurar se já cheguei a ela.
Espero ter contribuído com a sua dúvida. Bons estudos!
Oi Alê, penso o mesmo que você, o que muitas vezes nos pesa o acompanhamento / progresso que fazemos em relação as nossas metas e também não se encher de coisas pra fazer. Normalmente eu uso o GTD para essa organização, nem tudo deve ser tratado como urgente. A gente as vezes quer abraçar o mundo com aquele senso de urgência batendo, do tipo, " ah preciso aprender, inglê, espanhol, nada, ler 50 livros no ano, etc" além das nossas obrigação diária com tantas outras coisas. O que tenho feito quando entro nessa vibe? paro e respiro fundo e anoto tudo que vem a mente que eu quero fazer, no estilo to do list mesmo, pra tirar tudo da cabeça ai depois eu vou delimitando, quero mesmo isso? pq é importante. vou delegando as coisas, tem coisas que so vou aprender daqui a um ano, assim da pra avaliar o que é prioridade sem deixar de fazer o que tem que fazer e o que se gosta de fazer. Por exemplo: uma vez no mês ir a praia ou lugar que se gosta. EU fiz uma lista de 100 coisas pra fazer antes de morrer, e toda vez que quero inspiração eu vejo la, o que farei hj? Eu trabalho muito durante a semana e muitas vezes só me sobra o domingo e ai que aproveito para descansar melhor e fazer essas coisas que me deixam mais feliz.
Se pergunte, o que é prioridade nesse momento, faça sua lista, retire o que não agrega, é um processo e eu confio que vc vai conseguir :)