4
respostas

[Dúvida] O XAMPP com problema

Qaundo faço o download do Xampp na tela final.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

4 respostas

Olá Jose!

Algum serviço está já está ocupando a porta 3306.

Dentro do XAMPP, por gentileza, clique em config na parte do MySQL, e depois em my.ini:

Depois de um ''CTRL + F'', e busque por "port=3306" e troque o valor para "port=3307" ou outra que não esteja utilizando.

Buscando e alterando arquivo no my.ini

Essas etapas devem ajudar a resolver o problema de porta em uso e permitir que o MySQL inicie corretamente no XAMPP.

Reforço que em casos de dúvidas, conte sempre com o fórum da comunidade Alura! Bons estudos!

Sucesso

Um grande abraço e até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Victor,

Agradeço a atenção e informo que alterei a porta para 3307 e na tela "XAMPP Control Panel" o Apache e MySQL ficaram verdes.

Quando pressionei os botões Admim do Apache deu certo, mas, no MySQL surgiu:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeQual o próximo passo?

Abraços

Olá Jose!

No começo, pensei que essa configuração simples fosse adequada para o seu caso, mas analisando as mensagens de erros, observar-se que existem configurações adicionais que podem complicar o processo e causar disparidades em relação ao projeto do professor.

Gostaria de explicar o que estava acontecendo, o seu primeiro erro basicamente é que na sua máquina tem algum serviço rodando antes do MySQL, e acaba havendo uma "briga", mas como esse outro serviço chegou primeiro, sempre vai ocupar a porta e o MySQL vai ficar dando erro.

Por causa disso, gostaria de retroceder um pouco, e tentar uma abordagem no qual o MYSQL passe a ocupar a porta padrão que é o 3306.

Então você vai repetir os passos anteriores e vai colocar novamente a porta "3306'', depois vamos descobrir o que está ocupando a porta 3306, e vamos pausar essa aplicação, para utilizar o MySQL normalmente.

Vamos descobirir "quem" está na porta 3006, abra o terminal do PowerShell (em modo de administrador). Pesquise por PowerShell no campo de pesquisa do Windows e, com o botão direito, clique em "executar como administrador". Em seguida, no terminal do PowerShell, execute o seguinte comando:

netstat -ano | findstr :3306

Ao executar esse comando, ele basicamente vai buscar o app/serviço, que está rodando nessa porta, e vai dar uma pista que vai ser os últimos numeros que vai ser o PID, como nesse exemplo: Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Os próximo passos é encontrar e encerrar.

Depois vamos analisar o serviço que está usando essa porta, com o seguinte comando:

tasklist /fi "pid eq <PID>"

Coloque no lugar de <PID>, o número que apareceu anteriormente para encerrar esse serviço no meu caso era o 10980, essa chave "<>", não ficam é somente o numero.

Para encerra-lo basta usar o seu PID onde está <PID>, mas, peço que verifique o serviço que está nesta porta e, se possível, analise se o mesmo, vai fazer falta ao ser encerrado e se tem algum contexto profissional ou algo do tipo para ti, analisado e verificado se pode encerrar execute o seguinte comando:

taskkill /PID <PID> /F

Novamente no lugar do <PID>, coloque os números.

Se tudo deu certo, uma mensagem como essa deve aparecer:

Pronto você encerrou o serviço e agora poderá rodar o MySQL. Peço desculpas por repetir os passos, mas acredito que seja o melhor a ser feito.

Talvez tenha que repetir esses passos várias vezes. Depois de identificar qual aplicativo está utilizando essa porta, você pode explorar maneiras de impedir que ele seja iniciado nessa porta ou alterar a porta padrão do aplicativo, ou se já não usa mais, você pode apagar.

Espero ter ajudado, estou à disposição!

Vitor, bom dia!

Tenho algumas dúvidas e encaminhei ao forum, mas, estou sem resposta. O que acontece, como faço para retornar de onde parei? Acompanhei as aulas segui o exemplo e agora quero reiniciar onde terminei. Não consigo abrir o WordPress onde está a página de exemplo.

Encaminho a você, pois, no forum não tenho retorno.

Obrigado,

José Cássio