Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] O Uso do google Colab em comparação ao VS Code e o Pycharm

Eu sou ainda iniciante em Python e por enquanto os conteudos da Alura são baseados no Google Colab. Eu acho ótimo pois ele conta com o apoio do Gemini ativo e integrado juntamente com o Drive.

Porém, o pessoal que conheço que usa Python geralmente trabalha com VS Code e o Pycharm. Existe alguma limitação do Colab em relação as outras plataformas?

2 respostas
solução!

Oi Mauricio, tudo bem?

Seu questionamento é interessante. O Colab é uma ótima ferramenta, mas pode ter desvantagens dependendo do seu projeto.

Como o Colab é baseado em nuvem, você sempre precisa de internet para usá-lo. Já no VS Code e PyCharm, você pode trabalhar offline e usar o hardware do seu próprio computador. Se tiver uma máquina potente, isso pode ser mais vantajoso.

O Colab é mais simples e direto, ideal para iniciantes. VS Code e PyCharm oferecem recursos avançados como depuração e controle de versão, que são úteis à medida que você avança.

Cada ferramenta tem suas vantagens. O Colab é ótimo para começar e para colaboração. Já o VS Code e PyCharm são melhores para projetos mais complexos e para quando você estiver mais confortável com o Python.

Espero ter ajudado.

Qualquer dúvida, compartilhe no fórum.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Entenddi! Realmente o Colab parece mais simples e confortavel. A vantagem que eu vejo da nuvem é que uso mais de um PC dependendo de onde estou, isso facilita para que eu compartilhe o mesmo nootbook entre varias maquinas.

Obrigado pela Resposta!