Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] O Software começa na ideia? Quais maiores desafios?

Pessoal, o professor tocou no assunto de economia criativa dentro do contexto de software e fiquei pensando: transformar uma ideia em produto de software real é extremamente complexo.
Um app como Uber ou Ifood, por exemplo, exige equipe, planejamento, investimento e muito desenvolvimento.

Minha duvida é: pra quem já teve ou tem uma ideia de software, quais foram os maiores desafios que enfretou?
Vale a pena começar sozinho ou ja precisa de uma equipe desde o inicio?
curisosa pra ouvir as experiencias de vcs

2 respostas
solução!

Oii, Lavinia!

Que reflexão interessante você trouxe. Essa transição do "mundo das ideias" para o "mundo real" é exatamente onde a engenharia de software e o pensamento computacional mostram seu valor.

Embora o software nasça de uma necessidade ou ideia, ele se torna real através de processos estruturados.

A ideia é o ponto de partida, mas no desenvolvimento, costumamos dizer que ideia sem execução é apenas uma hipótese. O software começa de fato quando você define o problema que quer resolver.

Maiores desafios na prática:

Ao tirar um projeto do papel, os obstáculos costumam ser:

• Definição do MVP (Mínimo Produto Viável): O maior erro é querer criar um "Uber completo" logo no primeiro dia. O desafio é identificar qual a menor funcionalidade que resolve o problema do usuário.
  • Escalabilidade: Um software que funciona para dez pessoas pode travar completamente quando atinge mil usuários. Planejar a estrutura para suportar o crescimento exige conhecimento técnico profundo.
  • Mudanças de requisitos: No meio do desenvolvimento, você percebe que o usuário precisa de algo diferente do que você imaginou. Adaptar o código sem quebrar o que já existe é uma arte.
  • Segurança e dados: Tratar informações de terceiros com responsabilidade e seguir leis como a LGPD é uma camada complexa e obrigatória.

Começar Sozinho ou em Equipe?

Não existe uma regra única, mas sim momentos diferentes:

Começar Sozinho (Solo Dev)

• Vantagens: Autonomia total, baixo custo inicial e aprendizado acelerado em todas as frentes (front-end, back-end, banco de dados).
  • Riscos: Sobrecarga e demora para entregar. Você acaba sendo o desenvolvedor, o designer e o gerente de marketing ao mesmo tempo.

Ter uma Equipe desde o Início

• Vantagens: Troca de experiências, divisão de tarefas e maior velocidade de entrega. Equipes multidisciplinares conseguem enxergar problemas que uma pessoa sozinha ignoraria.
  • Riscos: Exige investimento financeiro ou divisão de sociedade, além da necessidade de boa comunicação para evitar conflitos.

Uma dica prática: Muitos começam sozinhos para validar a ideia e criar um protótipo. Assim que o modelo de negócio se mostra viável, buscam parceiros ou investimento para montar um time.

O pensamento computacional ajuda justamente a quebrar esses grandes problemas em partes menores, facilitando essa jornada, independentemente de você estar só ou acompanhada.

Como você imagina que seria o primeiro passo técnico para tirar uma ideia sua do papel hoje?

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Oii, Lorena! Muito obrigada pela resposta tão detalhada e clara! Até printei a tela kkkk
Você conseguiu organizar de um jeito que ficou muito fácil de entender, principalmente a parte sobre começar sozinha pra validar a ideia antes de montar uma equipe e fez muito sentido pra mim!
Assisti ao vídeo com a Camila Achutti sobre Pensamento Computacional que você recomendou, que complementou o aprendizado das primeiras aulas do curso. é demais ver como esse conceito vai muito além da programação, é uma forma diferente de enxergar e resolver problemas no geral. Abriu muito a cabeça

Respondendo sua pergunta: acho que meu primeiro passo técnico seria justamente definir o problema central que quero resolver, sem tentar criar tudo de uma vez. Começar pelo MVP, como você disse, e ir construindo aos poucos com base no que o usuário realmente precisa.

Obrigada de novo por todo o cuidado na resposta!