Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

[Dúvida] O que vai continuar sendo insubstituível no meu trabalho daqui a alguns anos?

No meu dia a dia eu já vejo CRMs e ferramentas de Martech automatizando tarefas que antes eram minhas, sugerir copy, prever churn, segmentar leads. Com a "fronteira" da IA se expandindo (como mostra o estudo da BCG), fico pensando: o que vai continuar sendo insubstituível no meu trabalho daqui a alguns anos? Vocês acham que o caminho é virar um "cyborg" cada vez mais fluente nessas ferramentas, ou apostar em habilidades mais estratégicas, tipo interpretar dados e definir a régua de comunicação? Na prática de vocês, essa mudança já está acontecendo ou ainda é algo distante?

1 resposta

Olá, Ana Luiza! Como vai?

Gostei bastante da sua reflexão.

A tendência é que tarefas mais operacionais, como segmentações, sugestões de copy e análises iniciais, sejam cada vez mais automatizadas. Nesse cenário, o diferencial tende a estar menos em executar essas tarefas manualmente e mais em saber interpretar os dados, fazer boas perguntas, tomar decisões e entender o contexto do negócio e do público.

Por isso, acredito que os dois caminhos se complementam. Ter fluência nas ferramentas de IA e Martech permite ganhar produtividade, enquanto desenvolver habilidades estratégicas ajuda a avaliar os resultados e decidir o que realmente deve ser feito.

A IA pode apoiar a execução, mas definir objetivos, critérios e estratégias de comunicação continua exigindo contexto e julgamento humano. Essa transformação já está acontecendo em muitas áreas e aprender a trabalhar em parceria com essas ferramentas pode ser uma forma importante de acompanhar essa mudança.

Ou seja, a sensibilidade humana sempre vai fazer diferença e sempre será poeticamente indispensável.

Espero ter ajudado e fico à disposição se precisar.

Abraço e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado