tenho dificuldade de expor minha opinião pois tenho a impressão de que não vou ser ouvida, ou de que vão criticar. nesse caso o que poderia me ajudar?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
tenho dificuldade de expor minha opinião pois tenho a impressão de que não vou ser ouvida, ou de que vão criticar. nesse caso o que poderia me ajudar?
Olá, Salatiene! Entendo que possa ser desafiador expressar suas ideias quando existe o medo da crítica. Mas lembre-se, suas ideias e opiniões são valiosas e merecem ser ouvidas.
A partir do texto da aula, podemos extrair algumas dicas que podem te ajudar a lidar com essa situação:
Não pare: Continue a se expressar, mesmo que sinta medo. A prática leva à perfeição e quanto mais você se expressa, mais confortável se sentirá fazendo isso.
Experimente outros hábitos: Tente diferentes maneiras de se expressar. Talvez você se sinta mais confortável escrevendo suas ideias primeiro, ou discutindo-as com um amigo próximo antes de compartilhá-las com um grupo maior.
Tenha cinco minutos só para você: Use esse tempo para refletir sobre suas ideias e como você as expressará. Isso pode ajudar a aumentar sua confiança.
Diminua expectativas: Entenda que nem todo mundo vai concordar com suas ideias e isso está bem. As críticas podem ser uma oportunidade de aprendizado e crescimento.
Faça parte: Compartilhe suas ideias com grupos de pessoas com quem você se sinta confortável. Isso pode ser um bom primeiro passo para se acostumar a expressar suas ideias.
Espero que essas sugestões possam te ajudar a se sentir mais confortável ao expressar suas ideias. Lembre-se, o importante é que você está tentando e cada pequeno passo é uma vitória. Espero ter ajudado e bons estudos!