Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] O que fazer quando se tem medo de expor sua ideia por medo da crítica?

tenho dificuldade de expor minha opinião pois tenho a impressão de que não vou ser ouvida, ou de que vão criticar. nesse caso o que poderia me ajudar?

1 resposta
solução!

Olá, Salatiene! Entendo que possa ser desafiador expressar suas ideias quando existe o medo da crítica. Mas lembre-se, suas ideias e opiniões são valiosas e merecem ser ouvidas.

A partir do texto da aula, podemos extrair algumas dicas que podem te ajudar a lidar com essa situação:

  1. Não pare: Continue a se expressar, mesmo que sinta medo. A prática leva à perfeição e quanto mais você se expressa, mais confortável se sentirá fazendo isso.

  2. Experimente outros hábitos: Tente diferentes maneiras de se expressar. Talvez você se sinta mais confortável escrevendo suas ideias primeiro, ou discutindo-as com um amigo próximo antes de compartilhá-las com um grupo maior.

  3. Tenha cinco minutos só para você: Use esse tempo para refletir sobre suas ideias e como você as expressará. Isso pode ajudar a aumentar sua confiança.

  4. Diminua expectativas: Entenda que nem todo mundo vai concordar com suas ideias e isso está bem. As críticas podem ser uma oportunidade de aprendizado e crescimento.

  5. Faça parte: Compartilhe suas ideias com grupos de pessoas com quem você se sinta confortável. Isso pode ser um bom primeiro passo para se acostumar a expressar suas ideias.

Espero que essas sugestões possam te ajudar a se sentir mais confortável ao expressar suas ideias. Lembre-se, o importante é que você está tentando e cada pequeno passo é uma vitória. Espero ter ajudado e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software