1
resposta

[Dúvida] O QUE É UTF-8???

Eu me perdi ou não foi falado o que é UTF-8? Não consegui entender o que seria "meta tag para definir a codificação de caracteres como UTF-8". Alguém conseguiria me ajudar, por favor?

1 resposta

Olá Bruna! Tudo ok contigo?

UTF-8 é uma codificação de caracteres. Ele é usado para converter um caractere (como 'a', '1', '@', etc.) em um formato que o computador entenda, que é basicamente uma sequência de bits. O UTF-8 é uma das muitas codificações possíveis, mas é muito popular porque pode lidar com qualquer caractere no padrão Unicode, que inclui caracteres de praticamente todos os idiomas escritos no mundo.

Agora, vamos ao HTML. Quando estamos construindo uma página web, precisamos informar ao navegador qual codificação de caracteres estamos usando. Fazemos isso através de uma meta tag no cabeçalho da página. Aqui está um exemplo:

<!DOCTYPE html>
<html>
<head>
    <meta charset="UTF-8">
    <title>Minha Página</title>
</head>
<body>
    <!-- conteúdo da página aqui -->
</body>
</html>

Neste exemplo, a linha <meta charset="UTF-8"> está informando ao navegador que a codificação de caracteres usada na página é UTF-8. Isso garante que o navegador interprete corretamente todos os caracteres na página, independentemente do idioma em que estão escritos.

Aqui está um conteúdo extra acerca do assunto:

Era isso. Espero ter ajudado, se precisar eu estarei por aqui!

Abraços e bons estudos!