Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] O que é uma imagem?

Estou fazendo a formação de Engenharia de Software e muito se fala de "imagem". Também ouço muito falar disso no meu dia a dia.

Alguém poderia explicar em termos simples o que é uma imagem? O que é de fato "build image"? E mais, image e Docker Image são a mesma coisa? Ou Docker Image é só um tipo de imagem e existem outras?

2 respostas
solução!

Olá, Lucas! Tudo bem?

Uma imagem, no contexto da Engenharia de Software, é uma representação digital de um objeto, seja ele um documento, uma ilustração, uma fotografia, entre outros. É um arquivo que contém informações sobre como o objeto deve ser visualizado ou reproduzido.

No caso específico do termo "build image", ele se refere ao processo de criação de uma imagem de software. É como se fosse uma espécie de "receita" que contém todas as instruções necessárias para construir um ambiente de execução específico para uma aplicação. Por exemplo, quando você está desenvolvendo um aplicativo web, pode criar uma imagem que contém todas as dependências e configurações necessárias para que esse aplicativo funcione corretamente.

Quanto à sua pergunta sobre Docker Image, sim, Docker Image é um tipo específico de imagem. O Docker é uma plataforma de virtualização que permite a criação e o gerenciamento de contêineres, que são ambientes isolados para a execução de aplicações. Uma Docker Image é uma imagem que contém tudo o que é necessário para executar um contêiner Docker.

É importante ressaltar que existem outros tipos de imagens além das Docker Images. Por exemplo, no contexto de sistemas operacionais, temos as imagens de disco, que são arquivos que representam uma cópia exata de um sistema operacional em um determinado estado.

Espero ter ajudado a esclarecer suas dúvidas!

Em caso de dúvidas, me coloco à disposição.

Grande abraço e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Laís, muitíssimo obrigado pela explicação detalhadíssima, chef! Agradeço de coração e sinto que agora entendo perfeitamente do que se trata, finalmente