Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] O que é um objeto afinal?

Estou entendendo muito bem as aulas até aqui, porém ainda estou encucado em relação ao o que é o objeto. Pelo o que eu interpretei, o objeto é na verdade algo abstrato porque eu não consigo enxergar ele em momento algum. Eu consigo ver classes/tipos, atributos e referências, mas não objetos. Essa minha interpretação esta correta?

2 respostas

Creio que essas 4 definições que você consegue ver pode ser definido como objeto, acredito que vai ficar ainda mais claro quando pegar um projeto mais estruturado, porém resumidamente como no curso temos as classes Cliente e Conta com atributos e métodos, elas são objetos, são classes diferentes da TesteBanco por exemplo, existe varias diferenças entre elas, quando você instância Cliente cliente = new Cliente() você criou um novo objeto.

solução!

Fala Vitor, tudo certo?

Uma classe é um molde de alguma coisa que queremos representar, que possui comportamentos e características (métodos e atributos). A partir dessa classe, criamos objetos, que são instâncias da classe. Como assim?

Um objeto nada mais é do que a criação de um sujeito que se comporte como definido pela classe. Para entender melhor, vamos imaginar a classe Pessoa, que tem nome e cpf:

class Pessoa{
    String nome;
    String cpf;
}

Essa classe representa uma pessoa, mas de maneira genérica. Se quiséssemos representar uma pessoa específica, teríamos que criar um objeto da classe:

Pessoa pessoa = new Pessoa();
pessoa.nome = vitor;
pessoa.cpf = "000.000.000-00";

Quando fazemos isso, estamos criando de fato a pessoa, a partir dos moldes da classe. É como se estivéssemos brincando de massinha e tivéssemos um molde qualquer. Para ter um objeto com o formato e características do molde é necessário passar por ele.

É importante lembrar também, que um objeto só é armazenado na memória a partir do momento que utilizamos a instrução new Objeto(), e que é nele que poderemos fazer alterações e não diretamente na classe.

Resumindo: A classe define características e comportamentos que os objetos devem ter, já o objeto é a representação fiel dessa classe, que permite que nós usemos os comportamentos e características.

Estou à disposição em caso de dúvidas.

Um grande abraço e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software