O que é media movel? Eu ouvi falar sobre isso em alguns cursos de Data Science aqui da Alura. E também, ja ouvi falar sobre média movel ao estudar sobre otimizadores, por exemplo, o otimizador Adam (Adaptive Moment Estimation) é um dos métodos mais populares de otimização utilizados em redes neurais. Ele combina os benefícios de dois métodos amplamente usados: RMSProp e momentum, utilizando médias móveis para calcular passos adaptativos para cada parâmetro.
Mais, eu não entendo o que é média movel e nem como é calculado.
Eu na minha opinião, acho que média movel é simplismente uma média que pode mudar ao longo do tempo, tipo, se voce tem um dataset com 2000 amostras de um problema temporal, e ai queremos calcular a média model da coluna "preço", eu iria separar subconjuntos desse dataset, por exemplo pegar umas 500 amostras dos indices 0 até 500, e calcular a média do preço. Depois iria pegar de 500 até 1000, e calcular outra média do preço, e ai, eu iria observar que essa média poderia "se mover" de acordo com o periodo, ou seja, a média movel atual do preço seria sempre sendo calculada de um periodo inicial e final diferente, descartando as amostras mais antigas(por exemplo, a primeira média dos indices 0 a 500 não seriam mais contabilizados), ou seja, eu iria usar apenas as amostras do periodo inicial de interesse atual até o presente. Então, se eu calculasse a média das amotras de indices 1000 até 2000, a média já poderia se mover denovo, e mudar. Eu imagino que isso seja o conceito de média movel, mais eu não tenho certeza.
Minha opinião sobre o que eu acho que é média movel está correta? E se sim, como eu posso usar essa explicação para entender como o Adam funciona?
Minhas perguntas são:
(1) O que é media movel?
(2) E qual a fórmula matemática para se calcular?
(3) Minha opinião sobre o que eu acho que é média movel está correta? E se sim, como eu posso usar essa explicação para entender como o Adam funciona?