Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

[Dúvida] O que é experiência do usuário de acordo com a Nielsen Norman Group?

Não compreendi muito bem essa parte da aula. Como é a interação da pessoa usuária final com a empresa?

Garanta sua matrícula hoje e ganhe + 2 meses grátis

Continue sua jornada tech com ainda mais tempo para aprender e evoluir

Quero aproveitar agora
3 respostas
solução!

Oi Kailany

Não sei se entendi bem sua dúvida, mas vou tentar responder.

De acordo com a NN Group:

A "experiência do usuário" abrange todos os aspectos da interação do usuário final com a empresa, seus serviços e seus produtos.
Fonte: https://www.nngroup.com/articles/definition-user-experience/

É bem abrangente mesmo, então vou tentar explicar melhor.

Sabe quando você baixa um app novo e ele é super fácil de usar, as cores são legais e você consegue fazer tudo sem travar? Ou quando você entra numa loja de roupas e a música é boa, os vendedores são simpáticos e você encontra tudo rapidamente? Isso é experiência do usuário! É basicamente como você se sente quando interage com qualquer coisa - seja mexendo no Instagram, comprando um tênis online, ou até entrando no seu restaurante legal. Se você fica feliz e consegue fazer o que quer sem se estressar, é porque a experiência foi boa.

Pensa assim: quando o site de uma loja demora mil anos pra carregar e você não acha o botão de finalizar compra, você fica irritada, certo? Essa é uma experiência ruim. Mas se o app do Spotify te sugere playlists perfeitas pro seu gosto e você acha suas músicas na velocidade da luz, você fica satisfeita e quer continuar usando. A experiência do usuário cuida disso tudo - desde pequenos detalhes (tipo as cores de um botão) até os grandes (tipo se o fone de ouvido que você comprou é confortável de usar). É tudo sobre fazer você se sentir bem e conseguir o que precisa sem complicação!

Sinta-se livre para perguntar mais, caso fique alguma dúvida.

Muito obrigada pela explicação, ela esclareceu minha dúvida. Reconheço que minha pergunta anterior não estava muito clara, peço desculpas por isso. Eu queria entender melhor como funcionam essas interações, e sua resposta foi essencial para isso. Agradeço novamente pela atenção e disponibilidade!

Fico feliz em ter ajudado.

Queria apenas acrescentar um detalhe. No meu início, era comum ver pessoas que atribuíam a Experiência de Usuário à criação de telas para aplicativos e sistemas. Mas isso é um conceito muito limitado de pessoas que não tiveram uma visão completa da UX.

Como a minha explicação foi bem abrangente, também é nossa atuação com a UX. Existem profissionais que mal chegam perto de um computador. O trabalho envolve mais pesquisa com usuários de uma marca ou loja, para descobrir problemas que precisam ser resolvidos. Então, as vezes, o UX vai reorganizar o design de interior de uma loja e até apontar a criação de uma nova marca se necessário, como foi o caso O Boticário e Quem Disse Berenisse.

Então o tipo de pesquisa que você fará, ou o tipo de solução que irá sugerir, depende de qual experiência você quer proporcionar e onde ela acontece.