Oii, Evandro. Tudo bem?
Quando falamos de "negócio" em Product Design, estamos nos referindo ao conjunto de atividades, estratégias e objetivos que definem como uma empresa gera valor para seus clientes e, consequentemente, receita para si mesma. Não é um departamento específico nem uma pessoa, mas sim uma visão mais ampla que engloba várias áreas da empresa, como marketing, vendas, desenvolvimento de produto, atendimento ao cliente, entre outras.
Para um Product Designer, entender o "negócio" significa compreender quais são os objetivos estratégicos da empresa e como o produto que você está desenhando contribui para alcançar esses objetivos. Isso envolve:
- Analisar o mercado: Entender quem são os concorrentes, quais são as tendências do setor e como a empresa se posiciona no mercado.
- Conhecer as pessoas usuárioa: Saber quem são as pessoas que usam o produto, quais são suas necessidades, dores e desejos.
- Alinhar com os objetivos da empresa: Compreender quais são as metas da empresa, como aumentar a receita, expandir o mercado, melhorar a satisfação do cliente, etc.
Por exemplo, no caso do aplicativo Aluralivros, se o objetivo de negócio é aumentar a retenção de usuários, você pode priorizar funcionalidades que incentivem o uso contínuo do aplicativo, como um sistema de recomendações personalizadas ou uma funcionalidade de gamificação que recompense o uso frequente.
Espero ter ajudado.
Um abraço e bons estudos.