Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

[Dúvida] O que afinal quer dizer o Princípio de Pareto?

Muito bem, eu vi a explicação na aula sobre o Princípio de Pareto, encontrei o significado e aplicações do princípio na wikipedia e li alguns dos tópicos deste fórum. Mas ainda não consegui entender o que ele realmente quer dizer.

  • Dos 80% do conteúdo que eu estudo, apenas 20% será retido no aprendizado?
  • Existe alguma maneira de reter os 60% da diferença praticando técnicas de relaxamento, atividades físicas ou até focando em produzir ainda mais conteúdo? Ou os 20% retidos fazem parte da natureza do nosso cérebro e que devemos aceitar?
  • Quando vejo que devo focar somente nas situações importantes que geram um resultado benéfico, ela não entraria no primeiro item que citei, que mesmo que eu me esforce tanto, somente 20% desse esforço será aproveitado?
3 respostas
solução!

Bom dia Eduardo.

É possível usar a regra 80/20 para priorizar as tarefas que devem ser realizadas durante o dia de trabalho.

O objetivo é realizar, entre todas as tarefas da sua lista, os 20% destas que resultarão em 80% do impacto possível naquele dia. Desta maneira, para causar o maior impacto, identifique as tarefas mais importantes para a equipe e concentre-se nelas durante a jornada de trabalho.

Para isso, liste tudo o que deve ser realizado nesse dia. Em seguida, identifique as tarefas com maior impacto. Algumas dessas tarefas envolvem a colaboração com outros membros da equipe? Alguma das tarefas está impedindo o progresso dos projetos? Essas tarefas podem ser de simples execução, mas podem causar um grande impacto no resto da equipe ao dar fluidez aos processos.

Espero ter ajudado, Bons estudos!!!

Obrigado Felipe, agora pude entender melhor.

Também devemos optar por começar pelas tarefas mais difíceis quando temos disposição de seguir nossas listas, pois assim as tarefas menores vão se tornando mais fáceis e nos sentimos mais produtivos.

Eduardo, ótima linha de pensamento! As tarefas mais difíceis exigem mais esforço então melhor faze-las em quanto a "bateria" esta cheia rs, Eu que agradeço pelas interações. Por gentileza se meu comentário foi útil, por favor poderia marcar como solucionado? Bons estudos!!!