Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] O que acontece quando eu altero um ConfigMap?

Imagine que tenho um pod rodando normalmente, e por algum motivo, preciso mudar a variável de ambiente dentro do ConfigMap. Ao eu executar o apply, o que acontece com o pod? Ele reinicia? ele altera enquanto está rodando? Fiz um teste local e não alterou o pod, nesse caso eu deveria deletar e criar o pod novamente para atualizar?

1 resposta
solução!

Olá Lucas, tudo bem?

Quando você altera um ConfigMap, o Kubernetes não reinicia automaticamente o Pod que está usando essa configuração. Na verdade, a alteração só afeta os novos Pods que serão criados a partir daquele momento.

Se você precisa atualizar um Pod que já está em execução, é necessário que você delete e crie novamente o Pod. Porém, antes de fazer isso, é importante ter em mente que o Pod será interrompido e ficará fora do ar durante o tempo que leva para ser reiniciado.

Uma alternativa é usar o recurso de rollouts do Kubernetes, que permite atualizar um Pod sem interromper o serviço. Para isso, você pode usar o comando kubectl rollout restart deployment/nome-do-seu-deployment, que irá reiniciar o Pod de forma gradual, sem interromper o serviço.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software