Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

[Dúvida] O quão importante é

Olha, li o texto do rapaz acima e me resurgiu uma preocupação. como ele disse pelo cenário de hoje em dia é mais correto seria formar "professores de programação" e não "progamadores" eu as vezes me pego pensando o quão realmente é importante por exemplo eu fazer 100 horas de um curso de C#, diversos projetos, diversos exercícios e etc. Pra no final eu não escrever "nada" apenas corrigir oque já foi escrito, isso me deixa receoso sobre como o mundo da programação vai se manter daqui a alguns anos com tantos seniors e plenos indo para seniors.

Por exemplo, hoje devo fazer ADS? para aprender a fazer um software, ou uma MBA em IA? para saber fazer uma IA entregar a coisa certa? eu realmente queria que a alura tivesse um consultor para falar comigo em privado.

1 resposta

Olá, Ryan! Como vai?

Sua preocupação é bastante compreensível, principalmente diante da velocidade com que as ferramentas de IA estão evoluindo.

Ainda assim, aprender programação continua sendo importante, mesmo que parte do trabalho mude. Entender lógica, estruturas de dados, arquitetura, testes e como uma aplicação funciona permite avaliar, corrigir e tomar decisões sobre aquilo que a IA produz.

O cenário pode reduzir a quantidade de código escrito manualmente, mas isso não significa necessariamente que o conhecimento técnico deixe de ter valor. Pelo contrário, quanto mais uma ferramenta automatiza a implementação, mais importante pode se tornar saber definir o problema, avaliar a solução e identificar quando ela está errada.

Sobre escolher entre ADS e uma formação em IA, vale pensar primeiro no tipo de atuação que você deseja construir. ADS pode oferecer uma base mais ampla para desenvolvimento de software, enquanto uma especialização ou formação focada em IA pode fazer mais sentido depois que você tiver clareza sobre como pretende aplicar esse conhecimento.

Não existe uma escolha universalmente correta, e também não é necessário decidir toda a carreira agora. Se a sua principal dificuldade é justamente entender qual caminho combina melhor com seus objetivos, conversar individualmente sobre seu momento, conhecimentos e interesses pode realmente ajudar a organizar essas possibilidades.

Fico aqui à disposição para ajudar em outras dúvidas específicas, se sinta à vontade para abrir mais tópicos e nós vamos nos falando.

Espero ter ajudado, abraço e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado