Opa, salve, tudo bem? O motivo é simples, no caso quando você não reatribui o valor do chute dentro da função, significa que esse valor não vai ser alterado, e permanece o mesmo que no inicio do algoritmo.
let numeroAleatorio = gerarNumeroAleatorio();
let chute = document.querySelector('input').value; // Erro aqui!
function inserirTexto(tag,texto){
let campo = document.querySelector(tag);
campo.innerHTML = text;
}
inserirTexto('h1', 'Jogo do número secreto');
inserirTexto('p','Escolha um número entre 1 e 100');
function verificarChute(){
// Erro encontrado aqui!
console.log(` esse é o numeroaleatorio ${numeroAleatorio}`);
console.log(chute == numeroAleatorio);
}
function gerarNumeroAleatorio() {
return parseInt(Math.random() *10 + 1);
}
Esse era teu código, como pode ver, o valor chute nunca mais é atualizado e sempre vai começar com o valor que já está no input.
Para corrigir teu código, basta declarar ele no início, mas reatribuir ele dentro da função verificar chute, como abaixo.
let numeroAleatorio = gerarNumeroAleatorio();
let chute;
function inserirTexto(tag,texto){
let campo = document.querySelector(tag);
campo.innerHTML = text;
}
inserirTexto('h1', 'Jogo do número secreto');
inserirTexto('p','Escolha um número entre 1 e 100');
function verificarChute(){
// Antes dele verificar qual o chute ele muda o valor
// do chute para o que está no input antes de clicar no botao
chute = = document.querySelector('input').value;
console.log(` esse é o numeroaleatorio ${numeroAleatorio}`)
console.log(chute == numeroAleatorio)
}
function gerarNumeroAleatorio() {
return parseInt(Math.random() *10 + 1)
}