1
resposta

[Dúvida] O computador raciocina apenas números

Dúvida: Estou começando minha jornada tech e tenho um dúvida ou esclarecimento de um entendimento.

Uma imagem para o computador é como se fosse um número, ou melhor, é um número. Estou entendendo que a linguagem, ou melhor, o raciocínio, o pensamento do computador é matemático e lógico.**** A "inteligência" de um computador é matemática e lógica. Por isso, ele só consegue ler a imagem que damos para ele em número, ou seja, ele só "vê" números quando damos uma imagem. ****

Estou tentando entender a "racionalidade" do computador pra dialogar com ele.
E se a "racionalidade" do computador é matemática e lógica, então, ele só vai entender linguagem de programação (python, etc) que é diferente da linguagem natural que é nossa linguagem. Por isso, é necessário saber/aprender a linguagem de programação para conversar com o computador, máquina.

É isso?! Faz sentido?!
Por gentileza, alguém pode me ajudar! Obrigada!

1 resposta

Olá, Rosana. Como vai?

Seu raciocínio faz todo o sentido e você captou a essência fundamental da computação! Para quem está começando a jornada tech, ter essa clareza sobre como as máquinas "pensam" é um diferencial enorme.

Você está correta: o computador é, em sua essência, uma máquina de processar estados lógicos e matemáticos. Vamos aprofundar um pouco mais nos pontos que você trouxe para deixar esse diálogo com a máquina ainda mais claro:

• Imagens como Números: Exatamente! Uma imagem colorida, para o computador, é uma grande grade (matriz) de números. Cada ponto da imagem (pixel) é representado por valores numéricos que indicam a intensidade das cores Vermelho, Verde e Azul (sistema RGB). Se uma foto tem 1000x1000 pixels, o computador "enxerga" milhões de números organizados.
  • A "Racionalidade" Matemática: O computador não possui intuição ou sentimentos; ele executa instruções baseadas em lógica booleana (Verdadeiro ou Falso / 0 ou 1). Quando dizemos que uma IA "reconhece um gato", o que ela está fazendo, na verdade, é identificar padrões estatísticos e matemáticos naqueles números da imagem que costumam aparecer quando há um gato presente.
  • Linguagem de Programação vs. Linguagem Natural: Aqui entra um ponto interessante. As linguagens de programação como Python servem como uma ponte. O computador só entende "Linguagem de Máquina" (binário), que é impossível para nós humanos escrevermos com agilidade. O Python é uma linguagem de alto nível que nós conseguimos ler e escrever, e um programa (interpretador) traduz isso para a matemática que o processador entende.
  • O Papel da IA Generativa: Hoje, com as IAs modernas (como o ChatGPT ou o Gemini), parece que o computador entende nossa língua, certo? Mas, por trás disso, ainda há matemática! Essas IAs transformam cada palavra nossa em uma lista de números chamada Vector/Embedding. Elas calculam a probabilidade matemática de qual deve ser a próxima palavra na resposta.

Portanto, seu entendimento está certíssimo: aprender a programar é aprender a estruturar seus desejos de forma lógica para que a matemática do computador consiga executá-los. Você está no caminho certo para "dialogar" com as máquinas!

Espero que possa ter lhe ajudado!