1
resposta

[Dúvida] O computador raciocina apenas números

Dúvida: Estou começando minha jornada tech e tenho um dúvida ou esclarecimento de um entendimento.

Uma imagem para o computador é como se fosse um número, ou melhor, é um número. Estou entendendo que a linguagem, ou melhor, o raciocínio, o pensamento do computador é matemático e lógico.**** A "inteligência" de um computador é matemática e lógica. Por isso, ele só consegue ler a imagem que damos para ele em número, ou seja, ele só "vê" números quando damos uma imagem. ****

Estou tentando entender a "racionalidade" do computador pra dialogar com ele.
E se a "racionalidade" do computador é matemática e lógica, então, ele só vai entender linguagem de programação (python, etc) que é diferente da linguagem natural que é nossa linguagem. Por isso, é necessário saber/aprender a linguagem de programação para conversar com o computador, máquina.

É isso?! Faz sentido?!
Por gentileza, alguém pode me ajudar! Obrigada!

1 resposta

Olá, Rosana. Como vai?

Seu raciocínio faz todo o sentido e você captou a essência fundamental da computação! Para quem está começando a jornada tech, ter essa clareza sobre como as máquinas "pensam" é um diferencial enorme.

Você está correta: o computador é, em sua essência, uma máquina de processar estados lógicos e matemáticos. Vamos aprofundar um pouco mais nos pontos que você trouxe para deixar esse diálogo com a máquina ainda mais claro:

• Imagens como Números: Exatamente! Uma imagem colorida, para o computador, é uma grande grade (matriz) de números. Cada ponto da imagem (pixel) é representado por valores numéricos que indicam a intensidade das cores Vermelho, Verde e Azul (sistema RGB). Se uma foto tem 1000x1000 pixels, o computador "enxerga" milhões de números organizados.