Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

[Dúvida] O arquivo .gitignore desapareceu da minha pasta

No entanto, quando tento criar outro arquivo de texto no sublime e vou salvar, diz que já existe um arquivo com esse nome. Como eu consigo abrir o arquivo e atualizar (qnd necessario) se eu nao o acho?

4 respostas

Olá Agnis, tudo bem com você?

O fato do seu arquivo .gitignore ter desaparecido, pode estar relacionado a pasta onde você tinha criado ele anteriormente, e como você disse que está utilizando o Sublime, fica difícil se certificar em que pasta estamos localizados e por conta disso lhe aconselho a utilizar o VScode, que é usado pelo instrutor durante o curso.

E como não temos certeza que estamos na mesma pasta do projeto, podemos acabar salvando o arquivo em outra pasta. Porém, caso você esteja na pasta correta e não encontre o arquivo, ele pode estar oculto.

E para desocultar pastas e arquivos, você pode seguir os passos da imagem abaixo:

Início da transcrição. Recorte de captura de tela do explorador de arquivo do Windows, que apresenta um fundo com um tom escuro, e está com enfoque para a caixa de opções. Ela está localizada no centro superior da tela, com uma opção denominada "Visualizar", que apresenta vários itens, e, dentre eles, uma com destaque em vermelho, denominada "Mostrar". Por fim, outra caixa de opção é gerada a partir da opção “Mostrar”, e a que está demarcada em vermelho por um retângulo é "Itens ocultos". Fim da transcrição.

Assim você poderá visualizar a pasta caso ela esteja oculta e poderá editá-la como quiser. Contudo, caso as soluções aqui apresentadas não resolvam a sua situação, peço que tire um print dos arquivos da sua pasta do projeto, onde deveria estar o arquivo .gitignore e que envie para mim. Assim posso te ajudar com mais eficiência.

Estou no aguardo do seu retorno.

Oi, Armando. Já tive outras dúvidas e me aconselharam a baixar o VSCode também, de qualquer forma vou baixa-lo pra continuar os cursos. Segue o print da minha pasta, eu uso o Mac, nao consegui encontrar a opção que você falou.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

solução!

Oi Agnis, boa tarde.

Os passos que eu tinha lhe passado anteriormente eram para Windows e como você utiliza MAC não iria dar certo, então peço desculpa.

No MAC existe uma forma mais rápida de visualizar as pastas ocultas, e para isso vá para a pasta do seu projeto e aperte simultaneamente as teclas: ⇧ Shift + ⌘ Command + ponto final. Dessa forma você poderá ver as pastas ocultas, caso queira ocultá-las novamente, basta apertar simultaneamente as mesmas teclas descritas anteriormente.

Porém, caso o arquivo não apareça, mesmo depois de mostrar as pastas e arquivos ocultos, lhe aconselho a mudar de pasta os arquivos do projeto e lá criar um novo arquivo .gitignore, pois o problema que você está enfrentando é de não poder acessar esse arquivo e nem poder criá-lo, então, ao criar ele em outra pasta e passar o arquivos do projeto para ela você não terá mais esse problema.

Espero o seu retorno.

Muito obrigada, Armano* Deu certo!!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software