Eu adicionei algumas funções a mais no jogo, só que estou com problema ao reiniciar o jogo. Ao final do jogo, é perguntando se você deseja continuar jogando, caso você escolha sim, o número de tentativas não reinicia, continuando a contar de onde parou no jogo passado, segue exemplo abaixo:
import java.util.Random;
import java.util.Scanner;
public class JogoDeAdivinhação {
public static void main(String[] args) {
Scanner ler = new Scanner(System.in);
int numeroAleatorio = new Random().nextInt(100);
int numeroDeTentativas = 1;
boolean loop = true;
boolean loopDois = true;
while (loopDois) {
System.out.println("Olá, você possui 5 tentativas, advinhe o número de 0 a 100: ");
while (loop) {
numeroDeTentativas++;
int numeroDigitado = ler.nextInt();
if (numeroDigitado == numeroAleatorio) {
System.out.println("Parabéns, você advinhou o número!!");
break;
}if (numeroDigitado < numeroAleatorio){
System.out.println("O número secreto é maior que " + numeroDigitado + " tentativa Nº "+ numeroDeTentativas);
}if(numeroDigitado > numeroAleatorio){
System.out.println("O número secreto é menor que " + numeroDigitado + ", tentativa Nº "+ numeroDeTentativas);
}
if (numeroDeTentativas == 5) {
System.out.println("Fim de jogo, o número secreto era " + numeroAleatorio);
break;
}
}
System.out.println("Deseja jogar novamente? (1) Sim - (2) Não");
int escolha = ler.nextInt();
if (escolha == 2) {
System.out.println("Até mais!");
break;
}
}
}
}