Sim, é possível pedir um nível de aptidão para soft skills. Existem algumas maneiras de fazer isso. Uma maneira é pedir ao candidato para fornecer exemplos de como ele usou essa habilidade em um cenário anterior. Outra maneira é pedir ao candidato para completar uma tarefa que exija essa habilidade. Por exemplo, se a empresa está procurando alguém com boas habilidades de comunicação, ela pode pedir ao candidato para dar uma apresentação para um grupo de pessoas.
É importante lembrar que as soft skills são difíceis de medir, então é importante ser flexível e considerar todas as evidências disponíveis ao avaliar um candidato. Por exemplo, um candidato pode não ter exemplos específicos de como ele usou uma determinada soft skill no passado, mas ele pode demonstrar essa habilidade durante a entrevista.
Aqui estão algumas perguntas que você pode fazer aos candidatos para avaliar suas soft skills:
- Dê-me um exemplo de como você usou suas habilidades de comunicação para resolver um conflito.
- Conte-me sobre uma vez em que você teve que trabalhar com uma equipe para atingir um objetivo.
- Como você lida com o estresse?
- Qual é sua maior força como profissional?
- Qual é sua maior fraqueza como profissional?
Você também pode pedir aos candidatos para completar uma tarefa que exija a soft skill que você está avaliando. Por exemplo, se você está procurando alguém com boas habilidades de comunicação, você pode pedir ao candidato para dar uma apresentação para um grupo de pessoas.
Ao avaliar as soft skills de um candidato, é importante ser flexível e considerar todas as evidências disponíveis. As soft skills são difíceis de medir, mas existem algumas coisas que você pode fazer para avaliar as habilidades de um candidato.