Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Novas conexões continuam ser geradas

Bom dia pessoal! Após introduzir o pool de conexões no código, acompanhando o número de conexões abertas pelo shell do mysql, percebi que a cada chamada de alguma funcionalidade que precisa de conexão com o banco, esta quantidade de conexões abertas aumenta em 10 (qtde de conexões configurado pelo pool). Acredito que o propósito do pool é justamente evitar isso. Neste meu caso, manter no máximo 10 conexões abertas. Lembrando que a cada chamada ao banco, a mesma é fechada via código. Não sei o que pode estar acontecendo, alguém tem uma dica? Abraço!

2 respostas
solução!

Olá Waldemiro, tudo bem?

Pelo que entendi, você está utilizando um pool de conexões para gerenciar as conexões com o banco de dados em seu código Java. No entanto, a cada chamada de alguma funcionalidade que precisa de conexão com o banco, você percebe que a quantidade de conexões abertas aumenta em 10, o que não é o comportamento esperado.

Uma possível causa para esse comportamento é que as conexões não estão sendo fechadas corretamente após o uso. Mesmo que você esteja fechando as conexões via código, pode ser que algum erro esteja impedindo que elas sejam fechadas corretamente.

Uma sugestão é verificar se todas as conexões estão sendo fechadas corretamente e se não há nenhum erro no código que possa estar impedindo o fechamento das conexões. Além disso, é importante garantir que o pool de conexões esteja sendo configurado corretamente.

Outra dica é utilizar ferramentas de monitoramento de conexões para verificar o comportamento do pool de conexões e identificar possíveis problemas.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Obrigado Rodrigo.

Com relação ao fechamento das conexões no código, eu já conferi e ao que tudo parece estão ok.

Quanto à configuração do pool, vou dar uma nova olhada. Vou baixar novamente do zero o projeto do GIT e fazer esta revisão.

Abraço!