3
respostas

[Dúvida] Nova conexão

Como criar uma nova conexão? Quando instalei o MySQL workbench não apareceu as opções de criar essa conexão que já aparece no vídeo, a "localhost". Quando tento criar uma nova conexão vem com o IP 127.0.0.1 e não consigo ter conexão.

3 respostas

Oii, Grazieli! Tudo bem?

Sinto muito pelo impedimento que está tendo, mas não se preocupe, vamos solucionar esse problema!

Para criar uma nova conexão, é preciso seguir algumas etapas de configuração:

• Acesso o Workbench no seu computador;
  • Com a tela inicial aberta clique no ícone "Nova Conexão", que fica ao lado da frase MySQL Connections

Captura de tela inicial do MySql Workbench e ao lado da frase MySQL COnnections, possui dois ícones circulares, o primero contem um sinal indicando nova conexão de adição e o outro de uma ferramenta indicando configuração. O ícone de nova conexão está destacado por um quadrado verde.

• Abrirá uma janela escrita Setup New Connection, onde vamos realizar a conexão;
  • No campo de Conection Name, digite um nome descritivo para sua conexão, por exemplo "MeuBancoDeDados";
  • Em Hostname, digite "localhost";
  • Em Port garanta que esteja definida como 3306 (porta padrão do MySQL);
  • Nome de Usuário/Username, permanece como root;
  • Insira a senha no campo de Senha/Password;
  • Para salvar a senha, marque a caixa Salvar senha no chaveiro;
  • Para finalizar, clique em Test Connection/Testar conexão;
  • Caso seja bem-sucedido o teste de conexão, clique em Salvar e depois em Conectar para se conectar ao banco de dados;

Segue uma imagem da tela de Setup New Connection:

Captura de tela da janela de Setup New Connection com todos os campos descritos anteriomente preechidos.

Espero que ter ajudado de alguma forma, Grazi. Qualquer dúvida, conte conosco.

Bons estudos!

Olá, Nathalia,

Esse mesmo problema aconteceu comigo. Segui o tutorial, mas quando eu seleciono “Test Connection” é retornada a mensagem “Failed to Connect to MySQL at localhost:3306 with user root - Unable to connect to localhost.

O que pode ser? Grato desde já pelo suporte.

Informação importante: estou utilizando um MacOS Sonama 14.4.1 (23E224)