Olá,
Estou trabalhando como tester de acessibilidade e estou em dúvida sobre qual seja a recomendação ou exigência: devo usar, como referência normativa, diretamente as WCAG 2.2, ou devo utilizar a ABNT 17.225?
Olá,
Estou trabalhando como tester de acessibilidade e estou em dúvida sobre qual seja a recomendação ou exigência: devo usar, como referência normativa, diretamente as WCAG 2.2, ou devo utilizar a ABNT 17.225?
Oii, Lethicia. É excelente ver sua dedicação em aplicar diretrizes precisas nos seus testes de acessibilidade. Essa é uma dúvida muito comum, especialmente porque lidamos com padrões globais e normas nacionais.
A resposta curta é que você deve utilizar ambas, mas com finalidades e pesos diferentes dependendo do seu objetivo.
As WCAG são o padrão internacional desenvolvido pelo W3C. Elas representam o estado da arte em acessibilidade digital e são atualizadas com mais frequência para refletir as mudanças tecnológicas.
Esta norma brasileira, é a tradução e adaptação da WCAG 2.1 para o português brasileiro, incorporando terminologias e especificidades do nosso sistema legal.
No cotidiano de QA, o ideal é adotar a seguinte estratégia:
Se você estiver registrando barreiras de inclusão, mencione que o site segue os critérios da NBR 17225 e, sempre que possível, adicione as boas práticas da WCAG 2.2 para garantir que o projeto não nasça tecnologicamente defasado.
Boa noite, Lorena.
Muito obrigada pelo retorno. Me ajudou demais!