Olá,
Estou trabalhando como tester de acessibilidade e estou em dúvida sobre qual seja a recomendação ou exigência: devo usar, como referência normativa, diretamente as WCAG 2.2, ou devo utilizar a ABNT 17.225?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Olá,
Estou trabalhando como tester de acessibilidade e estou em dúvida sobre qual seja a recomendação ou exigência: devo usar, como referência normativa, diretamente as WCAG 2.2, ou devo utilizar a ABNT 17.225?
Oii, Lethicia. É excelente ver sua dedicação em aplicar diretrizes precisas nos seus testes de acessibilidade. Essa é uma dúvida muito comum, especialmente porque lidamos com padrões globais e normas nacionais.
A resposta curta é que você deve utilizar ambas, mas com finalidades e pesos diferentes dependendo do seu objetivo.
As WCAG são o padrão internacional desenvolvido pelo W3C. Elas representam o estado da arte em acessibilidade digital e são atualizadas com mais frequência para refletir as mudanças tecnológicas.
Esta norma brasileira, é a tradução e adaptação da WCAG 2.1 para o português brasileiro, incorporando terminologias e especificidades do nosso sistema legal.
No cotidiano de QA, o ideal é adotar a seguinte estratégia:
Se você estiver registrando barreiras de inclusão, mencione que o site segue os critérios da NBR 17225 e, sempre que possível, adicione as boas práticas da WCAG 2.2 para garantir que o projeto não nasça tecnologicamente defasado.
Boa noite, Lorena.
Muito obrigada pelo retorno. Me ajudou demais!