Gostaria de saber se existe alguma norma a seguir na padronização das telas. Sei que algumas são relacionadas a acessibilidade, mas, além dessa específica, existe outra? Onde encontrar?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Gostaria de saber se existe alguma norma a seguir na padronização das telas. Sei que algumas são relacionadas a acessibilidade, mas, além dessa específica, existe outra? Onde encontrar?
Olá, Roberta. Tudo bem com você?
É muito importante que as telas de um projeto estejam padronizadas para que as pessoas usuárias tenham uma experiência consistente e intuitiva. Além da norma de acessibilidade, existem outras normas que podem ser seguidas para padronizar as telas. Algumas delas são:
Normas de usabilidade: essas normas são voltadas para a facilidade de uso da interface, incluindo aspectos como a organização dos elementos na tela, a clareza das informações apresentadas e a consistência visual.
Normas de design: essas normas são voltadas para a aparência visual da interface, incluindo aspectos como a escolha de cores, tipografia e ícones.
Normas de performance: essas normas são voltadas para a velocidade e eficiência da interface, incluindo aspectos como o tempo de resposta dos elementos interativos e o uso otimizado de recursos do dispositivo.
Essas normas podem variar de acordo com o tipo de projeto e o público-alvo, mas existem algumas referências que podem ser consultadas para ajudar na padronização das telas. Algumas delas são:
Material Design: guia de design do Google, que inclui normas de usabilidade e design para aplicativos Android e web.
Human Interface Guidelines: guia de design da Apple, que inclui normas de usabilidade e design para aplicativos iOS e macOS.
WCAG: norma de acessibilidade do W3C, que inclui diretrizes para tornar a interface acessível para pessoas com deficiência.
Qualquer dúvida estou à disposição. Até mais e bons estudos!