Gostaria de saber se existe alguma norma a seguir na padronização das telas. Sei que algumas são relacionadas a acessibilidade, mas, além dessa específica, existe outra? Onde encontrar?
Gostaria de saber se existe alguma norma a seguir na padronização das telas. Sei que algumas são relacionadas a acessibilidade, mas, além dessa específica, existe outra? Onde encontrar?
Olá, Roberta. Tudo bem com você?
É muito importante que as telas de um projeto estejam padronizadas para que as pessoas usuárias tenham uma experiência consistente e intuitiva. Além da norma de acessibilidade, existem outras normas que podem ser seguidas para padronizar as telas. Algumas delas são:
Normas de usabilidade: essas normas são voltadas para a facilidade de uso da interface, incluindo aspectos como a organização dos elementos na tela, a clareza das informações apresentadas e a consistência visual.
Normas de design: essas normas são voltadas para a aparência visual da interface, incluindo aspectos como a escolha de cores, tipografia e ícones.
Normas de performance: essas normas são voltadas para a velocidade e eficiência da interface, incluindo aspectos como o tempo de resposta dos elementos interativos e o uso otimizado de recursos do dispositivo.
Essas normas podem variar de acordo com o tipo de projeto e o público-alvo, mas existem algumas referências que podem ser consultadas para ajudar na padronização das telas. Algumas delas são:
Material Design: guia de design do Google, que inclui normas de usabilidade e design para aplicativos Android e web.
Human Interface Guidelines: guia de design da Apple, que inclui normas de usabilidade e design para aplicativos iOS e macOS.
WCAG: norma de acessibilidade do W3C, que inclui diretrizes para tornar a interface acessível para pessoas com deficiência.
Qualquer dúvida estou à disposição. Até mais e bons estudos!