Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Dúvida NodeJS e React (iniciante)

Boa tarde, estou com uma dúvida de iniciante.

Iniciei os estudos em HTML e CSS , criei todas as páginas do meu projeto Front End, agora quero partir para o Back End e fazê-lo dinâmico e funcional.

Dúvida: com toda a estrutura já montada em HTML e CSS, posso utilizar o React e NodeJS para fazer o back end utilizando o que já realizei? É compatível com essas linguagens?

Obs: ia iniciar os estudos e implementação com PHP e MySQL porém vi relatos sobre o dinamismo e boa compatibilidade e atualidade do NoteJS e React.

Obs2: Estou começando do absoluto zero no Back end e estou tentando criar um aplicativo web responsivo apenas para mobile.

3 respostas
solução!

Boa noite, Marcelo! Como vai?

O Node e o React servem a propósitos diferentes em áreas diferentes. Enquanto o Node atua no back-end, o React atua no front-end. Sendo assim, eles não necessariamente atuarão juntos no mesmo projeto.

Dúvida: com toda a estrutura já montada em HTML e CSS, posso utilizar o React e NodeJS para fazer o back end utilizando o que já realizei? É compatível com essas linguagens?

Como vc está se referindo à parte do front-end, faz sentido falar apenas de React. Então sim, vc pode usá-lo! Mas terá que fazer algumas mudanças para poder adequar as suas páginas ao modo de funcionar do React.

Pegou a ideia? Qualquer coisa é só falar!

Grande abraço e bons estudos, meu aluno!

Valeu Professor, muito obrigado pela ajuda!!

Compreendi com sua explicação, vou adaptar meu HTML e CSS para funcionar bem com o React e fazer o Back End com o NodeJS.

O desafio para aprender e criar será grande, mas estou animado para aprender cada vez mas aqui nos cursos da Alura.

Grande abraço.

É isso aí, Marcelo! Siga em frente na sua jornada e conte com a gente pra te ajudar sempre que precisar!

Grande abraço, meu aluno!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software