2
respostas

Dúvida Node / Microsserviços.

Como seria a comunicação interna de microsserviços? Eu teria que utilizar o protocolo rest até mesmo internamente? Acredito que ficaria muito lenta a comunicação. Além de que a segurança poderia ser afetada, não?

Só quero uma visão ampla, por exemplo usar algum outro protocolo com sei lá uma "API Key" que somente o servidor de "recepção" pode usar para se comunicar com o servidor de arquivos por exemplo...

Tem algum curso específico sobre isso na alura?

2 respostas

E aí Fagner, o assunto Microserviços é um pouco desconhecido para mim ainda, pois não tive a oportunidade de implementar na prática. Mas pelos podcasts e artigos que já escutei e li, a comunicação entre microserviços pode sim ser feita através requisições http, não sei se é comum as empresas adotarem esse protocolo, mas o que eu vejo bastante é o pessoal usando um sistema de mensageria para fazer a comunicação entre serviços. Um exemplo de sistema de mensageria é o Kafka, bem famoso entre a comunidade por sinal.

Espero ter ajudado, até mais

A questão é o sistema de autorização e velocidade, por mais que os serviços sejam separados, preciso que não sejam muito complexos mas também não perca muita velocidade...

Além de precisar aprender como fazer funcionar realmente, na teoria já sei como funciona...

Como vou usar o Node como backend, estou vendo como fazer algo junto com o Express e vi o Express Gateway... Estou pesquisando bastante sobre ele.