Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Dúvida no uso do const e function

Notei que o professor usa o const como se fosse uma função. Mas quando criou o arquivo para validar CPF utilizou o function em vez de const. Pelo o que eu lembre o const é usado pra declarar uma variável inalterável, junto com o let e var que declara variável com diferença do escopo.

Poderia me explicar o por que o professor utilizou o const como função sendo que tem a declaração function para isso? E se tem alguma diferença usar o const e o function?

2 respostas
solução!

Oi, Emir, tudo bem?

Acredito ser uma preferência do instrutor em utilizar a const para declarar funções. Eu também prefiro criar as funções utilizando const, isso por ser uma sintaxe mais moderna, bonita rs e reduzida, e além desse fatores, há algumas diferenças entre essas formas de declarações.

Assim, como declarações de variáveis por const, funções por const tem o poder da imutabilidade, vejamos:

const meuNome = () =>{
    console.log("Laís")
}

meuNome(); // Laís

Mas caso você deseje mudar o seu retorno para:

meuNome = () =>{
    console.log("Laís Cavalcanti")
}

meuNome(); //Uncaught SyntaxError: redeclaration of const meuNome

O erro é retornado: Uncaught SyntaxError: redeclaration of const meuNome dizendo que não podemos redeclarar a meuNome. Caso fizéssemos a partir de uma function, conseguiríamos redeclarar já que não conseguimos ter essa prevenção de comportamento.

Se ficou alguma dúvida, é só falar!

Muito obrigado pela resposta, Laís Cavalcanti, eu estava com isso na cabeça por dias e sua resposta é muito satisfatório, não apenas me esclareceu que é preferência de quem codifica como me explicou que com const não corre o risco de redeclarar e sobrescrever a função já existente.

Muito obrigado mesmo.