3
respostas

Dúvida no tipo da entidade Departamentos

Olá, bom dia!

Achei muito interessante essa relação dupla entre colaboradores e departamentos, porém, ao ler os levantamentos de requisitos em ppt, me ocorreu uma dúvida.

Colaboradores gerenciam departamentos e também fazem parte de departamentos, por isso as duas relações diferentes.

Mas, nos levantamentos de requisitos, ele fala que para um departamento existir, ele precisa de no mínimo 2 colaboradores. Dessa forma, a entidade Departamentos não seria uma entidade fraca? Pois, sem os colaboradores, ela não poderia existir, então eu entendo que ela depende da entidade colaboradores.

3 respostas

Oii, Ariel! Tudo bem?

No modelo de entidade-relacionamento, uma entidade fraca é aquela que não possui chave primária própria e depende de uma entidade forte como parte de sua identificação.

Sobre o Departamentos, não é necessariamente uma entidade fraca por precisar de colaboradores para existir. Ele precisa de pelo menos 2 colaboradores para estar em funcionamento, independente se houver ou não colaboradores, o departamento continua existindo. Isso é uma regra de negócio que assegura a consistência dos dados, mas não altera a estrutura da entidade.

Espero ter ajudado. Continue se dedicando aos estudos e conte conosco aqui no fórum.

Até mais, Ariel!

Olá Nathalia, boa tarde!

Ah eu havia entendido de outra forma, que o Departamento SÓ existiria se houvesse dois colaboradores inseridos nele.

Obrigada pela explicação!

Oii, Ariel!

Obrigada pelo retorno, fico feliz!

Caso tenha dúvidas ou sugestões, não hesite em compartilhar no fórum. Estaremos aqui para te ajudar.

Bons estudos, Ariel!