Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Dúvida no forEach

Mesmo se eu tiver usando uma api real, eu tenho que usar o forEach para puxar os dados ?

Garanta sua matrícula hoje e ganhe + 2 meses grátis

Continue sua jornada tech com ainda mais tempo para aprender e evoluir

Quero aproveitar agora
4 respostas

Oi, Eduardo! Como vai?

Você não é obrigado a usar o forEach para puxar os dados de uma API real. O que acontece é que, quando a API retorna um array de objetos, o forEach facilita percorrer cada item e renderizar na tela.

Veja este exemplo:

// Suponha que a API retorna uma lista de clientes
const clientes = [
  { nome: "Ana", idade: 25 },
  { nome: "Carlos", idade: 30 },
  { nome: "Marina", idade: 22 }
];

// Usando forEach para exibir no console
clientes.forEach(cliente => {
  console.log(cliente.nome, cliente.idade);
});

Esse código percorre todos os itens do array e mostra nome e idade de cada cliente.

Você também pode usar map, for...of ou até um for tradicional, mas o forEach é mais direto quando o objetivo é iterar sem precisar retornar nada.

Espero ter ajudado. Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Fico à disposição.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado

Boa tarde, Rafaela. Obrigado! Entendi. Mas, me gerou uma outra dúvida em quando uma API não estiver trabalhando com arrays, o que posso usar para substituir o forEach ?

solução!

Oi, Eduardo!

Sobre sua última dúvida: quando a API não retorna um array, você não consegue usar o forEach, pois esse método só existe em arrays. Nesse caso, o que fazer depende do formato da resposta:

• Se a API retorna um objeto simples (JSON com chave e valor), você pode usar Object.keys, Object.values ou Object.entries para transformar em um array e então percorrer.

Veja este exemplo:

const usuario = {
  nome: "Ana",
};

// Convertendo em pares [chave, valor]
Object.entries(usuario).forEach(([chave, valor]) => {
  console.log(chave, valor);
});

Dessa forma, você consegue iterar sobre os dados mesmo sem ter recebido um array da API.

Fico à disposição. Abraços e bons estudos!

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Obrigado, Rafaela :)