Se na consulta eu quisesse Quantos bairros diferentes da cidade do Rio de Janeiro possuem clientes e mostrar nessa consulta a cidade também sem incluir a cidade no distinct,como seria?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Se na consulta eu quisesse Quantos bairros diferentes da cidade do Rio de Janeiro possuem clientes e mostrar nessa consulta a cidade também sem incluir a cidade no distinct,como seria?
Olá Lucas, tudo bem? Não entendi bem sua dúvida, poderia explicar melhor? Você quer uma resposta somente com a quantidade (exemplo: 1 ou 2 ou 3...) de bairros diferentes que possuem algum cliente é isso? Porém não entendi essa parte final: "mostrar nessa consulta a cidade também sem incluir a cidade no distinct" pode explicar melhor? Você quer que seja retornada alem da quantidade seja também retornada a cidade é isso? Acho também que você não quer fazer o WHERE por um só cidade correto? Bem, vou responder pelo pouco entendi, a query ficaria assim:
SELECT
DISTINCT CIDADE,
COUNT(BAIRRO) AS QUANTIDADE_BAIRROS
FROM
TABELA_DE_CLIENTES
GROUP BY
CIDADE;Dessa forma acima, teremos como resultado, as cidades distintas (sem repetição), e quantidade total de bairros dessas cidades.
Espero ter esclarecido sua dúvida!