Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Dúvida no exercicio

Descrição do exercício : Adicione um método na classe Conta, que atualiza essa conta de acordo com uma taxa percentual fornecida. Ele soma ao saldo atual, a multiplicação do saldo atual pela taxa fornecida para o método, sendo essa taxa um double. A assinatura do método deve ser atualiza(double taxa). Compartilhe ele aqui. Resposta do instrutor :

  public void atualiza(double taxa) {
            this.saldo += this.saldo * taxa;
        }

Mas uma taxa não é sempre divida por 100 ? já que o usuário dificilmente irá colocar o valor quebrado,minha solução estaria de acordo com o exercício mesmo usando 100 na divisão e o metodo getSaldo para não colocar o valor do saldo diretamente ? , Minha solução :

public void atualiza(double taxa) {
            this.saldo= getSaldo()*(taxa/100);
1 resposta
solução!

Oi Felipe, tudo bom?

Realmente, é uma implementação que faz mais sentido. Entretanto, ambas são funcionais. A diferença é que a primeira taxa deve ser descrita em valor percentual decimal. Ou seja, 0.X. Enquanto a segunda é o valor percentual em inteiro. O ideal mesmo é que a assinatura do método já deixe claro qual abordagem em relação a porcentagem vamos utilizar. Algo como:

public void atualizaComTaxaDecimal(double taxa) {
            this.saldo += this.saldo * taxa;
        }

ou

public void atualizaComTaxaInteira(double taxa) {
            this.saldo= getSaldo()*(taxa/100);
}

Assim, não sobra duvida =)

Abraço!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software