Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Dúvida no Ex. 90 da Aula 2 - O ciclo básico do Git

Olá,

Gostaria de saber como faço para remover um arquivo do controle do git.

Por exemplo criei um chamado estilo.css erroneamente na pasta do projeto curso-git , como faço para remover esse arquivo do controle do git para ele não ficar me informando que o arquivo está lá ?

4 respostas

git rm nome-do-arquivo

Fala ai Renato se o que você precisa éremover o arquivo do git ou do projeto ?

Caso necessite remove-lo do projeto e do git basta localiza-lo na pasta e remove-lo, feito isso quando for realizar o próximo commit sera necessário passar um parâmetro a mais:

git add .
git commit -am 'mensagem'

Esse argumento -a = all, para o git ver que um arquivo foi removido e remove-lo quando outras pessoas realizarem o pull.

Se o erro foi apenas o nome você pode simplesmente renomea-lo que o git vai entender a mudança.

Caso necessite remove-lo apenas do rastreamento do git execute o comando que o João disse, abaixo uma melhor explicação do mesmo da própria documentação do git.

https://git-scm.com/docs/git-rm

Então eu queria que ele fosse removido do controle do git.

Por exemplo criei o arquivo estilo.css dentro da pasta curso-git, logo quando eu digito git status o estilo.css ele exibe a seguinte mensagem

Untracked files: (use "git add ..." to include in what will be committed)

estilo.css

Eu quero que o git não controle esse arquivo, mas, também não o remova do projeto.

O comando do João : git rm estilo.css exibe a seguinte mensagem

fatal: pathspec 'estilo.css' did not match any files

É possível fazer remover o estilo.css do controle sem nem tê-lo adicionado ao controle ?

solução!

Renato nesse caso temos duas opções:

  • Primeira(particularmente prefiro ela): Caso você tenha um arquivo que não deseja rastreá-lo pelo git basta apenas informá-lo dentro do arquivo "gitignore" que fica na raiz do seu projeto, segue abaixo a documentação dele:

https://git-scm.com/docs/gitignore

  • Segunda: durante seus comandos "git add" não informar o arquivo pelo qual não quer rastrear.

Das duas opções com certeza eu optaria pela primeira.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software