Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Dúvida no Ex. 6 da Aula 5 - Modificadores de acesso

Tenho dúvida na sintaxe correta para usar o modificador private em caso de arrays e como construir os setters e getters deles. (Também como chamo eles no main). Obrigado ! Aqui o exemplo: class Empresa{

private String cnpj; private FuncionarioUm[] funcionario;

public Empresa(String novoCnpj){ this.cnpj= novoCnpj; this.funcionario = new FuncionarioUm[10]; }

public String getCnpj(){ return this.cnpj; }

// Aqui vém mais métodos...

Como uso ou chamo estes métodos no main(Especialmente o método "Empresa") ?

Obrigado!

2 respostas
solução!

Oi Jair, tudo bem?

Sobre como usar o modificador private, você usa normalmente igual fez nos seus códigos, basta colocar antes do tipo da variável. Geralmente utilizamos ela para as variáveis da classe (encapsulamento).

Um jeito legal que fiz na minha classe funcionário para declarar o vetor foi assim:

Atributos:

private Funcionario[] funcionarios; private int numeroFuncionarios = 0;

E no método construtor, fiz assim:

public Empresa(String nome, String cnpj, int totalFuncionarios) { this.nome = nome; this.cnpj = cnpj; this.funcionarios = new Funcionario[totalFuncionarios]; }

Pois assim o usuário que vai criar a empresa precisa falar quantos funcionários existem na empresa dele :)

O método Empresa é um método construtor. Ele deve ser chamado quando você instancia Empresa: Empresa empresa = new Empresa("123456789");

Espero ter ajudado!

Abraços!

Oi Giulio, tudo ótimo aqui! Vejo que quando se trata de arrays tenho um pouco de dificuldade para entender, mas com a sua explicação já ficou tudo mais claro e consegui entender. Também vi um outro exercício de um colega sobre construtores que ajudou muito.Muito obrigado ! Abraços...