Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
8
respostas

Dúvida no Ex. 6 da Aula 1 - Introdução

Olá, não consegui coompreender a questão poderia me explicar melhor? ou até mostrar um pequeno outro exemplo?

8 respostas

Opa!

Temos a seguinte string:

nome = "Dayson Mota"

Quero extrair em duas variáveis o primeiro e o segundo nome. E agora? Usamos o operador slice que toda string em Python possui, que permite fatiar uma string:

primeiro_nome = nome{0,6];
segundo_nome=nome[7:];

Cada letra é como se fosse a posição de um array. 0 é a primeira leta. Quando faço nome[0,6] estou pegando "Dayson". Tem que lembrar que o 6 é não inclusivo, não é incluído na seleção, por isso não vem "Dayson " com o espaço.

Depois, quando faço nome[7:] quero pegar a partir da posição 7, que é o 'M' até o final, por isso não disse quantos caracteres eu quero. Por isso ele retorna "Mota".

Ficou mais claro agora? Vi que você fez curso de Java no Alura e deve ter brincado com substring e tals. É parecido.

show de bola, agora entendi no Caso ficaria assim:

nome{0,6] //Pega a posição 0 até posição 6, mais a posição 6 não entra.

nome[2,8] //Pega a posição 2 e a posição 8.

nome[7:] //Pega a posição 7 em diante.

solução!

Isso, mas uma pequena correção:

nome[2,8] //Pega a posição 2 e a posição 8.

Ele pega da posição 2 até a 7, porque a 8 não entra. Por isso que devemos estar atentos, porque se quisermos pegar até a posição 8, precisamos colocar 9.

Agora ficou ainda mais claro? Aguardo seu feedback.

esclarecido! só uma pequena duvida que não perguntei anteriormente:

nome = 'Francisco Morais Reis'

Como faço para pegar: F M R desta String? Ou seja, quero só cada Caractere que faz parte do nome.

Boa tarde, tenho uma dúvida sobre o exercício. No exemplo letras = 'a e i z u' tenho que pegar a letra 'i', e para isso coloco letras[4:5]. Mas como que a posição 'i' fica entre 4 e 5? Sendo que a string tem 5 posições penas? Este caso deveria retornar a letra 'u' não?

Wallison, a string tem 9 caracteres se você contar com os espaços...

No slice se você quer pegar o sexto elemento de uma string por exemplo você faz string[6,7] pq a última posição, no nosso caso "7", não é inclusiva...

letras = 'a e i z u'

letras[4,5] = a e i

A letra i está na 4º posição por isso ela é selecionada

[4,5] e [4:5] tem diferença?