Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
6
respostas

Dúvida no Ex. 5 da Aula 7 - Estimativas

Boa tarde. Na explicação foi dito que no Burn-up Chart é possível se ter um controle melhor da quantidade de pontos de um escopo uma vez que se surge um coisa emergencial na iteração, essa mudança é vista através do gráfico, no entanto, pelo que eu entendi, uma iteração não pode ser modificada uma vez que foi definida, nem mesmo pelo PO, qualquer mudança ficaria para a próxima iteração. Dessa forma, como um ítem emergencial entraria no meio de uma iteração? Isso, de certa forma, não iria contradizer essa questão da iteração inalterável?

6 respostas
solução!

Olá Bruno, o Burn-up chart é usado para ver se a equipe está atrasada ou adiantada diante do planejado, através dos pontos entregues e esperados.

Caso um item emergencial apareça, esse seria por sua vez uma iteração emergencial, sendo assim, a iteração atual é parada caso necessário e a iteração emergencial é feita.

Então existe precedentes para modificar uma iteração enquanto ela ocorre. Mas quem define isso é o PO ou o Scrum Master? Ou isso é uma determinação da própria equipe?

Não seria uma alteração na iteração, e sim uma nova iteração que é tomada como prioridade, por ser emergencial. De fato não mexemos em uma iteração até para evitar de ficarmos sempre alterando-a e nunca entregar valor ao cliente.

Continuando a discussão. No caso de entrar uma "iteração emergencial" a iteração que se estava trabalhando fica parada até o final da emergencial, ou algum membro do time que não necessite mais participar da emergencial, pode retornar para a iteração que foi parada ?

Olá Sandro, no caso de uma iteração emergencial, deve se cancelar a iteração atual, assim ela deixa de existir, e o time todo deve trabalhar na iteração atual. CASO a demanda emergencial seja pequena, a iteração será composta pelo item emergencial e o que mais for prioritário, sendo assim todos trabalham na nova iteração, mesmo que nem todos trabalhem na emergência. Ficou claro?

Obrigado Pedro.

Ficou bastante claro agora, valeu a ajuda !