Oi Davi,
A ideia é a seguinte, no Sprint Planning o time deve chegar a um acordo sobre os próximos itens que serão desenvolvidos, e também deve definir qual será a Meta dessa Sprint.
O Scrum Guide define a Meta da Sprint como:
" The Sprint Goal is an objective that will be met within the Sprint through the implementation of the Product Backlog, and it provides guidance to the Development Team on why it is building the Increment. "
Ou seja, a Meta deve ser como um "guia" para o time de desenvolvimento, pois ela reflete o que se espera alcançar ao final da Sprint. Sendo assim, nós consideramos importante que a Meta seja uma "frase" que reflita exatamente isso, e também para que possa "inspirar" o time de desenvolvimento, pois eles conseguirão entender melhor o porquê de estarem desenvolvendo os itens que foram escolhidos no Planning e como isso vai mudar a vida dos clientes/usuários para melhor.
Um exemplo: imagine que você está trabalhando em um projeto de um E-commerce e já se passaram algumas Sprints. O produto já está sendo utilizado em produção com várias funcionalidades que foram desenvolvidas nas Sprints anteriores.
Tudo está funcionando conforme o esperado, mas os clientes(empresa ou pessoas responsáveis pelo projeto) estão enfrentando um problema: o sistema não aceita pagamentos via Cartão de Crédito, e isso está gerando muitas reclamações e ocasionando a perda de muitas vendas de usuários que somente podem pagar via Cartão de Crédito.
O Product Owner está ciente desse problema e considera isso como prioridade, alterando assim a ordem dos próximos itens a serem desenvolvidos na próxima Sprint.
No Sprint Planning ele explica tudo, e todos chegam a um acordo sobre as funcionalidades que serão desenvolvidas na Sprint que está começando. Agora o time precisa definir qual será a Meta dessa Sprint.
A Meta não deveria ser definida como algo genérico que não demonstra o real valor de negócio a ser alcançado na Sprint, portanto definir a Meta dessa Sprint como:
- "Entregar todos os itens";
- "Não gerar nenhum bug";
- "Implementar as funcionalidades de pagamento";
- "Colocar em produção as funcionalidades".
Não é legal, pois não reflete o real valor a ser entregue ao final da Sprint, sendo que esse valor deve ser algo relacionado com a Visão de Negócio do produto.
Seria muito mais interessa se a Meta fosse alguma frase como:
- "Aumentar o faturamento da loja com novas formas de pagamento";
- "Evitar perder vendas e possíveis clientes fiéis por não suportar pagamento com Cartão de Crédito";
Perceba como agora ficou muito melhor. Dá para saber exatamente o que se espera e como isso vai afetar de maneira positiva o produto e consequentemente os usuários e seus clientes.
Inclusive se utilizarmos essa ideia da frase relacionada com o valor de negócio do produto, às vezes pode acontecer de no final de uma Sprint o time de desenvolvimento não ter finalizado todos os itens, mas mesmo assim a Meta ter sido alcançada com os outros itens que foram concluídos. :)
Enfim, ficou grande o texto mas espero que tenha entendido a ideia da Meta ser uma "frase" e como isso pode influenciar melhor a todos.
Abraços e bons estudos!