Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
6
respostas

Dúvida no Ex. 5 da Aula 3 - Cordova local para Android e iOS

Estou tentando executar o comando "cordova run android", porém uma mensagem de erro :

$ cordova run android

ERROR running one or more of the platforms: Failed to find 'ANDROID_HOME' environment variable. Try setting setting it manually.

Failed to find 'android' command in your 'PATH'. Try update your 'PATH' to include path to valid SDK directory.

You may not have the required environment or OS to run this project

6 respostas

Você tem que configurar o SDK na variável de ambiente PATH do seu sistema operacional

Cara, no meu caso, quando eu colocava o meu celular via USB. O Windows não estava conseguindo instalar o driver. Como estava utilizando um Moto X2, tive apenas que instalar o software disponibilizado no próprio site da Motorola, "Motorola Device Manager". Tente ver se não esta ocorrendo o mesmo com você.

Abraço.

"Você tem que configurar o SDK na variável de ambiente PATH do seu sistema operacional" - Laércio Oliveira.

Como disse o colega anteriormente, da uma procurada como configurar as variáveis de ambiente do SDK Android.

As variáveis ANDROID_HOME e alterar a PATH

Então, eu tentei configurar essas variaveis, seguindo esse tutorial https://spring.io/guides/gs/android/ , porém quando eu rodo os comandos ele da uma mensagem e o problema continua:

$ set ANDROID_HOME="C:\Program Files (x86)\Android\android-sdk"

$ set PATH=%PATH%;%ANDROID_HOME%\tools;%ANDROID_HOME%\platform-tools

bash: fg: %ANDROID_HOME%tools: no such job

bash: fg: %ANDROID_HOME%platform-tools: no such job

Antes roda 'echo %ANDROID_HOME% no seu terminal pra ver se está trazendo o valor correto.

Bom, se configurou e ainda persiste acredito ser algo do tipo:

adicionou a plataforma android no cordova?

-> cordova platforms add android

Se sim, você instalou o SDK referente a versão que seu celular/emulador está rodando?

API 21 -> android 5.0 (Lollipop)

solução!

Obrigado pela ajuda galera, acabei descobrindo o motivo e a solução do problema.

A solução ja foi postada aqui, que era configurar as variaveis de ambiente, que por algum motivo, não foram configuradas automaticamente ao instalar os programas. Pra isso basta executar os comandos que eu mesmo cheguei a colocar aqui:

set ANDROID_HOME="C:\Program Files (x86)\Android\android-sdk"

set PATH=%PATH%;%ANDROID_HOME%\tools;%ANDROID_HOME%\platform-tools

O problema é que eu estava tentando rodar esses comandos pelo terminal do Git, que eu acostumei a usar pra quase tudo, por ele ja estar sempre aberto, porém por algum motivo ele não conseguia executar esses comandos e acabava dando o erro que postei acima, então basta rodar esses comandos no próprio prompt do Windows, e vai dar tudo certo.

Abraços.