Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Dúvida no Ex. 5 da Aula 2 - Review meeting

Olá, na definição de pronto vi que existe o exemplo de acrescentar o aceite de homologação do usuário na sequência de passos para se chegar no "Pronto".

Minha dúvida é que se, nesse exemplo, o usuário fez a homologação, então para que ainda precisaria ter a apresentação deste item "pronto" na Review Meeting?

Obrigado.

3 respostas
solução!

Oi Luciano,

há algumas razões para, mesmo que já esteja até em produção, a review ainda seja feita. Minhas favoritas são:

  • Feedback melhor: se já estão em homologação, o responsável pela homologação já pode ter tido a chance de olhar a funcionalidade e, assim, dar um feedback bem mais rico sobre ela.
  • Sensação de entrega: como temos um Sprint após o outro, nosso cliente acaba criando uma expectativa da nossa produtividade e, embora já possa até usar as novas funcionalidades antes da review, a cerimônia dá uma sensação de término de um trabalho e ver tudo o que foi entregue ajuda os clientes a entenderem melhor a quantidade de trabalho que é feita por sprint desse time.

Meu time aqui, por exemplo, coloca as funcionalidades em produção assim que ficam prontas e, assim, sempre que chegamos na review temos quase todas as funcionalidades já sendo usadas há um tempo, e uma ou outra pronta pra deploy, mas ainda não no ar. De toda forma, nossa PO organiza todas as histórias que ficaram prontas e faz um report geral para os usuários -- e a felicidade dos usuários com relação ao time melhorou muito depois que ela começou a fazer isso.

Respondido? :-)

Ok, legal. Entendi a idéia. Obrigado.

Contribuo com o seguinte detalhe:

O aceite na Review torna formalmente público que o contrato foi cumprido.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software