Ainda não tem acesso? Estude com a gente! Matricule-se
Ainda não tem acesso? Estude com a gente! Matricule-se

Solucionado (ver solução)

Dúvida no Ex. 5 da Aula 1 - Coesão e o Single Responsibility Principle

Para o problema da calculadora de salário, um fonte de dados por exemplo um SBGD com duas tabelas cargos e salarioPorCargo (onde nesta ficam os % e valores) permitiria criar cargos novos, modificar valores sem necessidade de modificar o projeto. Resolvendo este problema com uma classe (ou duas , uma para acessar a fonte de dados). Usando uma fonte de dados não ficaria melhor ? Qual a vantagem desta técnica (apresentada no vídeo) com relação ao armazenamento destes valores no SGBD ?

1 resposta
solução

Amigo, na minha opinião , este é um exemplo didático para demonstrar o funcionamento do conteúdo abordado, talvez as classes criadas pudessem fazer uma requisição ao banco para buscar o seu valor, mas com a eliminação do banco, nos exemplos, já elimina uma variedade de possíveis problemas. Agora imagine um local onde não se tem acesso a um banco de dados, ou em um sistema de tempo real, onde os valores deveriam ser setadas no código afim de velocidade nas transações que são na ordem de milissegundos, a seu questionamento sobre o banco é pertinente e foi bom porque você consegue achar outras soluções que podem ser mais elegantes para a sua situação. Espero que tenha compreendido a mensagem e bons estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software