Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Dúvida no Ex. 5 da Aula 1 - A linguagem Java

Qual será exatamente o nome do arquivo de "bytecode" que temos que usar? Vai ser o nome da classe onde o método "main" se encontra? Nesse exemplo, como só temos uma classe, isso é fácil ver.

3 respostas

Oi Luís, não entendi direito a questão, Mas você quer saber o que precisa compilar? Você precisa compilar tudo como .class, Só que a classe que possui o método main é a que você deve rodar :)

solução!

Luís, bom dia. O método main determina o início do ponto de execução de uma aplicação java. Nossa aplicação pode possuir várias classes, e para cada uma delas será gerado um arquivo .class após compilá-la (que é o nosso bytecode). No entanto o bytecode que iremos executar, com "java blablabla", após gerado o "blablabla.class" é aquele do "nosso programa principal". No exercício que realizamos, poderíamos ter utilizado várias outras classes para criação de layout, conexão à internet, classes paras várias finalidades, as quais seriam utilizadas (com importação por exemplo) por MeuProgramaModificado, mas executaríamos somente MeuProgramaModificado, com "java MeuProgramaModificado". Ao ser executado o bytecode MeuProgramaModificado ele se encarrregaria de executar (carregar) as outras classes necessárias para seu perfeito funcionamento.

O método main

Toda classe pode ter um método main, que determina o ponto de início de execução de qualquer aplicação Java. Ao contrário do que acontece em C e C++, onde apenas uma função main deve ser definida para a aplicação como um todo, toda e qualquer classe Java pode ter um método main definido. Apenas no momento da interpretação o main a ser executado é definido através do primeiro argumento (o nome da classe) para o programa interpretador.

O método main é um método associado à classe e não a um objeto específico da classe -- assim, ele é definido como um método estático. Adicionalmente, deve ser um método público para permitir sua execução a partir da máquina virtual Java. Não tem valor de retorno, mas recebe como argumento um arranjo de strings que corresponde aos parâmetros que podem ser passados para a aplicação a partir da linha de comando. Essas características determinam a assinatura do método.

http://www.dca.fee.unicamp.br/cursos/PooJava/classes/met_main.html

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software