6
respostas

Dúvida no Ex. 4 da Aula 5 - Variabilidade, Dispersão dos Dados, Outliers e Quartis

Bom dia,

acredito que o resultado do exercício está errado.

Calculei no R e na calculadora o 1º Quartil é 22 e o 3º é 24.

6 respostas

Olá, Brenda. Me parece que não se trata de um erro especificamente, mas uma metodologia diferente em calcular os dados. Não tenho nenhum conhecimento matemático para avaliar a adequação de uma metodologia ou de outra mas a própria resposta do exercício admite que há mais de uma forma de calcular os quartis, e por isso, mas de um resultado correto. Talvez o erro tenha sido a questão ser de múltipla escolha, e por isso admitir apenas uma resposta como certa, o que é contraditório.

a resposta do exercício vem acompanhada desta observação:

Lembre-se que não há a resposta "precisa" pra isso. A ideia dos quartis é você ter 50% dos dados entre o primeiro e o terceiro. Alguns matemáticos optam por arredondar pra cima, outros por calcular a média. O importante aqui é eliminar os outliers.

Bom dia,

eu vi essa observação, porém a contradição está em ensinar uma metodologia no curso e no exercício aplicar outra?

Obrigada pela atenção.

Eu concordo com a Brenda, fiz de cabeça e pelo programa e ambos dão como errado, simplesmente por que 25% dos 9 números daria 2,75 que seriam 3 números, o 3º número da lista são 22 e 24, o que depois fui fazer tanto no Exccel quanto no R e deram o mesmo resultado

E eu fiz segundo o que foi ensinado, e fico assim:

1° = 9/4 = 2.25

3° = (3x9)/4 = 6.75

1° Quartil = Entre 21 e 22; 2° Quartil Entre 24 e 24;

Respondi e "errei". Mas enfim...

Concordo com os colegas.

Concordo com a Brenda

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software