Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Dúvida no Ex. 4 da Aula 3 - Retrospective

Ainda não não entendi direto o conceito do primary directive. Alguém poderia me explicar melhor sobre a dinâmica da retro? Abraços

3 respostas
solução!

Oi Robson,

o lance da Prime Directive é lembrar a todos que o objetivo da retrospectiva é pensar em como melhoraremos no futuro, isto é, o que faremos diferente para colhermos comportamentos melhores - em vez de sair buscando culpados pelos fracassos e heróis dos sucessos.

Então, muitos agilistas recomendam começar a retrospectiva lembrando a todos dessa frase: "Independentemente do que descobrirmos, entendemos e realmente acreditamos que todos fizeram o melhor trabalho que podiam ter feito, dado o conhecimento que tinham no momento, suas habilidades, técnicas, recursos disponíveis e a situação que enfrentavam."

A leitura da frase leva menos de 1 minuto e serve como um auxílio para pôr o pessoal no clima da retrospectiva e, aí sim, começar alguma atividade para levantar o que precisamos melhorar, o que já está legal e quais ações o time se compromete a tomar para ser melhor na próxima iteração. Fez sentido?

Depois dela, a escolha da atividade vai depender do facilitador da retrospectiva! Minhas atividades favoritas são:

Ola Cecilia, desculpa a demora pra responder. hehe Fez sentido sim. Não tinha compreendido direito quando li sobre isso mas agora fez mais sentido. Inicialmente achava que era alguma especie de dinamica (o que fazia menos sentido ainda hehe). E quanto a atividade, eu ja fiz a do balão e do feliz/triste. Vou dar uma olhada nessa do starfish para de repente aplicar com o meu time na próxima. Agradeço pela atenção.

Gostei desta técnica do Hot Air Baloon !

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software