Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Dúvida no Ex. 4 da Aula 2 - Atualizando e excluindo dados

Quando eu digito o seguinte comando: update compras set observacoes = 'entregue antes de 2011', recebido = true where data between '2009-07-01' and '2010-07-01';

Aparece o seguinte erro: error 2003 (hy000) can't connect to mysql server on 'localhost' (10061)

Fui no gerenciador de serviços e inicializei o MYSQL novamente, acessei o banco novamente, "entrei no banco: mysql -uroot -p .... use controle_compras;" E quando vou digitar novamente o comando: update compras set observacoes = 'entregue antes de 2011', recebido = true where data between '2009-07-01' and '2010-07-01';

Aparece outra mensagem de erro, a seguinte: error 2013 (hy000) lost connection to mysql server during query

E não consigo mais atualizar o banco.

Agradeço desde já.

4 respostas
solução!

Então, consegui resolver o problema... Mudei o nome da coluna DATA para DIA e fez o update normalmente... Pelo que vi, a palavra data é reservada e devemos evitá-la.

Rubens, você fez alguma outra modificação junto com a alteração do nome da coluna?

Pois tenho duas tabelas com uma coluna nomeada assim e não tive problemas com relação à isso, mesmo DATA sendo uma palavra chave/reservada do MySQL (https://dev.mysql.com/doc/refman/5.6/en/keywords.html)

Melhor ainda, acabei de executar uma instrução exatamente igual a sua em uma dessas tabelas e funcionou perfeitamente.

Além disso, as mensagens de erro apontam para problemas de conexão. Não poderei te ajudar muito pois não sou expert no assunto, mas não me pareceu ser o nome da coluna o seu problema!

Opa, Andrrei.

Então, eu estava usando esse banco normalmente há alguns dias, mesmo com o DATE. Do nada aconteceu esse problema....

Tive que inicializar os serviços do MySql, e quando executava essa instrução ele dava esse erro de conexão, qualquer outra instrução ele executava normalmente, menos está.

Achei estranho, mas creio que daqui pra frente vou evitá-la, rsrs.

Tudo bem, Rubens!

Bons exercícios! :)