Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
6
respostas

Dúvida no Ex. 3 da Aula 6 - Animação

Eu não tenho uma duvida especifica no exercicio, mas eu sempre vi inserir os scripts no head, qual a diferença de inserir os scripts no body?

6 respostas
solução!

O carregamento da página é sequencial (de cima pra baixo). As coisas que são inseridas no head são carregadas primeiro, depois as coisas do body.

Isso significa que, se você colocar o seu script no head, enquanto o browser não carregar aquele script nada da sua página que esteja abaixo dele será carregado.

Por isso, a não ser que seu script seja imprescindível antes de qualquer outro carregamento, indica-se colocar ele no final do body. Dá a impressão de um site mais leve, que carrega mais rápido.

Existe também a opção de carregamento assíncrono, mas eu ainda não estudei sobre isso.

Espero ter ajudado. Abraço e bons estudos!

Muito obrigado, foi muito util essa informação.

Por nada, amigo. Não tenho muita bagagem como alguns mitos aqui mas no que posso procuro ajudar.

Disponha...

PS: Acho que você deveria marcar como solução caso tenha realmente sanado a sua dúvida.

Ismael é exatamente pelo motivo que o Rafael falou, sempre colocamos e/ou importamos scripts antes do fechamento da tag body para não deixar a página lenta diminuindo a performance, pois enquanto os mesmos não forem carregados a página não irá se carregar.

Sobre carregamento assíncrono de script ao grosso modo basta apenas adicionar o atributo async no script, exemplo:

<script async src="meuarquivo.js" type="text/javascript"></script>

Espero ter ajudado

Matheus, sobre esse carregamento assíncrono. Se eu colocar mais de um script com essa tag eles vão carregar em paralelo? E isso tudo junto com o corpo da página?

Sim Rafael, exatamente, mas deve-se usar cuidado para utilizar a tag pois ja tive problemas de scripts pararem de funcionar devido a ordem de carregamento.

Particularmente não aconselho o uso, apenas em extrema necessidade.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software