Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Dúvida no Ex. 3 da Aula 12 - Desafios finais - Figure

Na aula é usado o , porem segundo a descrição do elemento:

"O Elemento HTML <figure> representa o conteúdo independente, frequentemente com uma legenda <figcaption>, e é normalmente referido como uma única unidade. Enquanto ela está relacionada com o fluxo principal, sua posição é independente do fluxo principal.Normalmente, isso é uma imagem, uma ilustração, um diagrama, um trecho de código ou uma esquema que é referenciado no texto principal, mas que pode ser movido para outra página ou para um apêndice, sem afetar o fluxo principal."

Eu não consegui relacionar a descrição do <figure> com o que usamos no exercício para marcar cada item do portfólio. Alguém poderia me ajudar a entender por favor?

Um exemplo que eu consegui pensar foi por exemplo um texto falando sobre o PIB do Brasil esse ano, e nesse texto temos um gráfico marcado como <figure> sobre o PIB, esse gráfico está relacionado com o assunto mas a posição dele é independente do fluxo principal e pode ser movido para um apêndice.

Estou bem confuso em como usar este elemento em um site institucional.

1 resposta
solução!

Cada item da lista possui uma imagem no exercício, logo um item específico que tem também uma descrição, então o figure encaixa perfeitamente com o exemplo.

Conforme a própria especificação, o figure abrange imagens, ilustrações e tal... para que não fiquem "voando" pela página, pense num "container" específico para esse tipo de "objeto" (me faltou a palavra).

Da mesma forma o nav, que contém o menu principal de uma page, entende? É semântica, apenas isso! ;-)

Espero ter esclarecido um pouco mais, abraço.